Como a energia solar fotovoltaica funciona?

Como a energia solar fotovoltaica funciona?
Como reduzir o consumo de energia em fazendas
13 de maio de 2020
Como a energia solar fotovoltaica funciona?
Simule seu investimento em energia fotovoltaica antes de comprar
9 de junho de 2020
Exibir tudo

Como a energia solar fotovoltaica funciona?

Como a energia solar fotovoltaica funciona?

Produzir a própria energia está deixando de ser apenas uma tendência e se transformando em uma realidade para muitos empresários em todo o Brasil. Neste cenário, a energia solar fotovoltaica funciona como um investimento sustentável que gera mais economia para estabelecimentos comerciais e empresariais de diferentes tipos.

Desde 2016, a energia solar fotovoltaica foi a fonte energética que mais cresceu no mundo. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em janeiro de 2020 a fonte solar fotovoltaica representa 99,8%  das instalações de geração distribuídas do país. Ou seja, são mais de 171 mil sistemas conectados à rede, espalhados em todo território. E dentre eles:

  • 72,60% são consumidores residenciais;
  • 17,99% são empresas dos setores de comércio e serviços;
  • 6,25% são consumidores rurais;
  • 2,68% são indústrias;
  • 0,43% são o poder público;
  • e 0,05% são de outros tipos.

Como podemos observar, esse tipo de energia é utilizado nos mais diversos cenários, de casas à indústrias, passando por comércios e serviços públicos. Isso porque ela gera mais economia para aqueles que investem nela, garantindo também maior sustentabilidade para o seu negócio.

E para saber mais sobre o que é, quais as vantagens e como a energia solar fotovoltaica funciona, continue a leitura!

O que é a energia fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é a energia emitida pela luz do sol. Isso quer dizer que os sistemas que fazem uso desse tipo de fonte para gerar energia elétrica fazem uso dos raios do sol, e não de seu calor.

Assim, mesmo países frios são capazes de aproveitar esse tipo de energia. É este o caso da Alemanha e do Japão, por exemplo, pioneiros no uso dos painéis fotovoltaicos.

Vale lembrar que o sol é considerado uma fonte de energia inesgotável, limpa e renovável! Ou seja, contar com a energia solar fotovoltaica não apenas gera economia para quem a adota – como veremos a seguir – mas também é sustentável e causa impacto mínimo no meio ambiente.

Qual a diferença entre energia fotovoltaica e térmica?

Como vimos, a energia fotovoltaica faz uso da luz do sol. A energia solar térmica, por sua vez, utiliza o calor proveniente do sol.

Com a energia solar fotovoltaica, é possível gerar energia elétrica. Por outro lado, a energia solar térmica é utilizada para o aquecimento de fluidos, principalmente a água.

Em muitos casos, é possível conciliar o uso dessas duas tecnologias de conversão de energia, com os chamados painéis solares híbridos.

Como a energia solar fotovoltaica funciona?

O sistema solar fotovoltaico é a tecnologia responsável pela conversão da energia da luz solar em eletricidade. Ele é composto pelas placas solares e pelos inversores, entre outras partes, que possibilitam este processo.

As placas solares são posicionadas no telhado ou em alguma área externa de seu estabelecimento, para captar os raios solares. Recebendo os estímulos luminosos do sol, os elétrons das placas passam a se movimentar mais rápido, o que resulta na geração de energia, que ainda não é a eletricidade.

Essa energia gerada pelo movimento passa pelos inversores solares, sendo transformada em corrente alternada e é encaminhada para a central de distribuição de energia elétrica da região ou para o quadro de distribuição.

Cada região tem sua própria central de distribuição, que é a responsável por essa última parte do processo. No caso de Minas Gerais, a central é a CEMIG.

Ela capta a corrente elétrica e aí sim a converte em luz elétrica. Ela então volta para os consumidores sob a forma de créditos que são descontados da conta de luz. Eles são capazes de gerar até 95% de economia no valor da conta de energia.

Quais as vantagens dos sistemas fotovoltaicos?

Antes de falarmos do sistema em si, que tal analisarmos o contexto do Brasil? O país está em uma zona tropical, o que significa que tem sol praticamente durante todo o ano, com dias majoritariamente longos. Essas condições são perfeitas para a recepção e geração da energia solar fotovoltaica!

Como já citamos, esse tipo de energia é limpa e sustentável, ao contrário das termelétricas e hidrelétricas que causam grandes impactos negativos no meio ambiente. E diferentes de outras opções mais ecológicas, como a energia eólica, a energia solar também é silenciosa e depende apenas da luz solar. O benefício da sustentabilidade pode ser revertido em valor agregado de seu negócio, melhorando ainda mais a reputação de seu estabelecimento.

E falando em valores, a energia solar fotovoltaica funciona de tal forma que é capaz de reduzir até 95% nas contas de luz! Em muitos casos, os optantes pelo sistema fotovoltaico costuma pagar apenas a tarifa mínima às distribuidoras. E o retorno sobre o investimento da instalação costuma ser de dois a cinco anos!

Com a economia gerada pela energia solar fotovoltaica, é possível reservar dinheiro durante a crise, e até mesmo investir em outras melhorias em seu negócio.

Quem investe em energia solar fotovoltaica?

O investimento em energia solar fotovoltaica funciona para diferentes empresas, dos mais variados nichos. Alguns exemplos das empresas que podem aderir a esse tipo de sistema geração de energia são:

Como visto acima, diferentes tipos de empreendimentos podem ser beneficiados com a energia solar fotovoltaica.

E para fazer este investimento, é importante realizar a instalação do sistema fotovoltaico com uma empresa de confiança, para que ele funcione da melhor forma, utilize os melhores equipamentos do mercado, garantindo toda a economia para o seu negócio!

A GDE Solar é especialista em energia solar fotovoltaica e garante uma equipe técnica qualificada, pronta para entregar o projeto adequado para o seu negócio. Além disso, ela oferece ainda todo o suporte no pós-compra, e um ano de monitoramento gratuito!

Para saber mais sobre a energia fotovoltaica e como instalá-la em seu estabelecimento, faça agora uma simulação sem compromisso com a GDE Solar