8 vantagens da energia fotovoltaica para padarias

8 vantagens da energia fotovoltaica para padarias
Energia fotovoltaica e agronegócio: economia acertada
20 de dezembro de 2019
8 vantagens da energia fotovoltaica para padarias
Entenda porque investir na energia fotovoltaica em 2020
27 de dezembro de 2019
Exibir tudo

8 vantagens da energia fotovoltaica para padarias

8 vantagens da energia fotovoltaica para padarias

As padarias costumam ser as empresas que mais consomem energia elétrica e, por isso, energia fotovoltaica é um ótimo investimento para o setor. Fornos, refrigeradores e as próprias lâmpadas são responsáveis por cerca de 70% do consumo em padarias de pequeno porte. No Brasil, este consumo varia de 2% a 4% da energia total.

De acordo com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), das 63 mil panificadoras do país, 96% são micro e pequenas empresas. Pensando na redução do consumo de energia elétrica, o Programa Brasileiro de Etiquetagem, promovido pelo Inmetro, busca informar aos consumidores o desempenho dos produtos, de acordo com a sua eficiência energética.

No texto abaixo, mostramos a importância de investir em sustentabilidade em sua panificadora e as principais vantagens da energia fotovoltaica para padarias. Confira!


1. Diminui o consumo médio de energia

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os gasto com energia elétrica é um dos três maiores em padarias. Fica atrás apenas da aquisição de matéria-prima e gastos com pessoal.

De acordo com os dados pesquisados pela instituição, equipamentos de refrigeração são responsáveis por 40% do consumo. Os fornos também consomem bastante energia, mas não tanto, com cerca de 29%. O restante do consumo é dividido entre microondas, estufas, iluminação, entre outros.


2. Torna a padaria sustentável

Claro que somente mudar a fonte de energia elétrica não torna a sua panificadora sustentável. No entanto, é um importante passo para utilizar energia limpa e natural. Além disso, utilizar ingredientes naturais e orgânicos em seus produtos, bem como reutilizar a água da chuva para lavar os equipamentos e limpar a padaria são passos futuros.

A economia de energia, principalmente em locais bastante ensolarados, como o nordeste brasileiro, tem feito cada vez mais a cabeça de empresários deste ramo. A panificadora Rainha, do Rio Grande do Norte, por exemplo, instalou seus painéis fotovoltaicos graças ao financiamento do Banco do Nordeste. A partir daí, conseguiu reduzir seus custos fixos e, desta forma, cobrar um preço mais justo de seus clientes. Exemplo na prática de que a energia fotovoltaica para padarias é um bom ne


3. Tem um retorno do investimento rápido

Muitos empreendedores ficam preocupados com o tempo de retorno do investimento da energia fotovoltaica. No entanto, muitos bancos e financiadoras oferecem programas de financiamento para empresas. Além disso, a garantia da instalação dos painéis fotovoltaicos costuma ser de 25 anos. O prazo médio de retorno desse investimento é de quatro anos.

Com uma economia de 95% da conta de luz, rapidamente o investimento se paga. No caso das panificadoras, esse retorno é um prazo ainda mais curto, pois a economia com as bandeiras tarifárias e consumo de energia é ainda maior.

4. A energia fotovoltaica para padarias valoriza o imóvel

Residências que utilizam a energia solar fotovoltaica são mais valorizadas quando são vendidas ou alugadas. No caso de comércios, não é diferente. Como grande parte das panificadoras tem um alto consumo de energia, tanto dos fornos elétricos que sempre estão em constante atividade, como os refrigeradores para a conservação de alimentos, estes imóveis se valorizam ainda mais.

Além da redução do impacto do meio ambiente, a energia solar fotovoltaica valoriza o imóvel das panificadores por significar uma redução bem expressiva da conta de luz ao final do mês.


5. Possui pouca necessidade de manutenção

O sistema de energia solar fotovoltaica quase não precisa de manutenção. Geralmente, é só uma limpeza anual, que própria água da chuva costuma se encarregar disso. Às vezes, pode ter algum problema técnico, mas isso é raro de ocorrer.

Uma manutenção que precisa ser feita nas panificadoras é a manutenção dos refrigeradores. Essa ação costuma economizar cerca de 12% do consumo de energia. É fundamental sempre verificar a circulação de ar dos refrigeradores e sua correta vedação, para evitar estragar os alimentos e gastos desnecessários de energia elétrica.


6. Possibilita investir o dinheiro economizado em estrutura

Essa é uma das principais vantagens da energia fotovoltaica para padarias. O capital economizado do consumo de energia com a energia solar fotovoltaica pode ser investido em melhorar a sua panificadora. Você pode comprar novos equipamentos, ingredientes mais naturais, fazer canalização da água da chuva, e muito mais melhorias.

Outra alternativa para aumentar a economia de energia é investir em lâmpadas de LED, que reduzem o consumo de energia elétrica em até 90%, além de não emitirem calor. Você também pode aproveitar ao máximo a luz solar.

7. Ajuda na preservação do meio ambiente

A maior parte da energia elétrica brasileira é produzida em hidrelétricas. Essa medida não só inunda grandes regiões, prejudicando populações inteiras, bem como fauna e flora, fazendo o ecossistema levar muitos anos até se recuperar, isso se voltar a ser o que era. Além disso, também depende de chuvas e, na falta delas, as contas de energia ficam mais caras, ocasionando o ajuste das bandeiras tarifárias pela Aneel.

Com a energia solar fotovoltaica, esse problema não existe. Ela não só é bastante abundante em nosso país como é limpa, segura e silenciosa. Optando por esta energia em sua panificadora, você preserva um pouco mais o meio ambiente, fazendo a sua parte para com o nosso planeta.

8. É passível de financiamento

Muitos bancos possuem programas de financiamento específicos para empresas, como panificadoras. Públicos ou privados, é fundamental se informar em sua região. Além disso, o próprio governo custeia alguns desses investimentos, como incentivo para micro e pequenas empresas.

Um dos motivos para esse interesse governamental é ser esse um dos setores que mais crescem no país. Desta forma, geram mais empregos e ampliam a renda do país em sua totalidade.

Como você viu, a energia fotovoltaica para padarias é uma ótima opção de investimento, significando uma redução expressiva na conta de luz. A tecnologia vai bem além do selo criado pelo Inmetro para fornos elétricos, que vai de A (maior produtividade com menor custo de energia) a D (menor produtividade com maior consumo de energia) e se moderniza cada vez mais. Vale a pena se informar!

Ficou interessado em investir em energia solar fotovoltaica? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento online de forma simplificada!