8 vantagens da energia fotovoltaica para restaurantes

8 vantagens da energia fotovoltaica para restaurantes
É possível instalar energia fotovoltaica em qual tipo de imóvel?
23 de janeiro de 2020
8 vantagens da energia fotovoltaica para restaurantes
Conheça os serviços da GDE Solar
31 de janeiro de 2020
Exibir tudo

8 vantagens da energia fotovoltaica para restaurantes

8 vantagens da energia fotovoltaica para restaurantes

8 vantagens da energia fotovoltaica para restaurantes

Assim como as padarias, restaurantes e lanchonetes também são locais que consomem muita energia elétrica mensal. Além disso, freezers devem ficar constantemente ligados, para conservar os alimentos perecíveis e não ser denunciados para a Vigilância Sanitária. 

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), restaurantes tem um custo médio de 10% a 15% nas contas de luz. Há mais ou menos uma década, esse custo era de 9%. Com o maior custo das contas de luz devido às bandeiras tarifárias na ausência de chuvas, muitos bares e restaurantes fecham as suas portas quando as contas de luz aumentam.

Nestes casos, o maior desafio é reduzir as contas de luz mensais sem, no entanto, colocar em risco a saúde do cliente. Segundo o IBGE, muitos brasileiros preferem comer fora de casa, o que aumenta bastante a receita desses estabelecimentos comerciais. Mesmo com os aplicativos de comida, a pesquisa sobre orçamento doméstico apontou maiores despesas com alimentação em bares e restaurantes em 2019.

No texto abaixo, mostramos algumas das vantagens da energia fotovoltaica para restaurantes para você economizar sem perder a qualidade. Confira!

1. Economia com a energia fotovoltaica para restaurantes

A energia solar fotovoltaica é uma das soluções mais utilizadas por bares e restaurantes. Além de ser limpa, renovável e silenciosa, ajuda a economizar até 95% da conta de luz! Com a economia, você pode investir mais em cardápios inovadores e ambiente acolhedor para os seus clientes.

Sensores de presença em algumas áreas do restaurantes, como banheiros, também auxiliam na economia da conta de energia. Nas áreas iluminadas por mais tempo, invista em lâmpadas de LED, que têm maior durabilidade e consomem menos energia elétrica.

2. Viável para restaurantes de qualquer porte

Mesmo que o seu estabelecimento não seja muito grande, você pode utilizar as áreas externas do restaurante para instalar as placas. Caso você não tenha um telhado ou área disponível no próprio estabelecimento para instalação das placas solares, há a possibilidade de você realizar a instalação do sistema fotovoltaico em outro local como, por exemplo, sua casa, fazenda ou sítio, e usufruir da energia solar gerada também no seu estabelecimento. Para isso, basta que as contas de energia dos dois locais, ou seja sua casa/fazenda/sitio e seu estabelecimento, estejam no nome da mesma pessoa

Se, mesmo assim, você não tenha onde instalar o sistema fotovoltaico, as fazendas solares, grandes locais que geram energia para ser compartilhada por comércios, residências e até mesmo indústrias, podem ser a sua solução. Mediante o pagamento de uma assinatura, você pode usufruir dos benefícios da energia fotovoltaica o quanto precisar. 


3. Aproveitamento total da iluminação natural

Aproveite ao máximo a luz natural para iluminar o seu restaurante. Coloque janelas amplas e pinte o local em tons pastéis. Além de ter um ambiente mais agradável, que estimula o apetite, seus clientes ficarão encantados com a iluminação ambiente.

Outra ideia muito boa é investir em varandas  espaços abertos. Se tiver um segundo andar, melhor ainda! As pessoas gostam de comer ao ar livre, principalmente nas épocas quentes e secas de nosso país. Invista nessa ideia para o próximo verão!

4. Redução dos custos em refrigeração

Manter os refrigeradores ligados o tempo todo gasta muita energia. No entanto, com a energia solar fotovoltaica esse custo reduz bastante. Além disso, fazer a manutenção periódica nos equipamentos e verificar sempre o bom funcionamento da borracha de vedação são outras soluções para evitar o consumo elevado de energia elétrica

Outra ideia é afastar os refrigeradores das paredes, para melhorar a circulação de ar. Ao comprar seus equipamentos, como refrigeradores e ar condicionados, dê preferência aos que têm o selo A do Inmetro. Esse selo mostra que o produto tem o máximo de eficiência com o mínimo de energia, o que auxilia bastante na economia de seu restaurante. 


5. Valorização do imóvel

Além de reduzir a conta de energia, a energia fotovoltaica para restaurantes também faz o imóvel valer mais. Claro, isso valoriza o seu restaurante e também, a região. Dessa forma, você se torna reconhecido em toda a cidade.

Além de criar um diferencial de mercado, a sua empresa será vista como um empreendimento sustentável. Alguns estabelecimentos comerciais e alimentícios, também investem em separação do lixo, reciclando plásticos, metais e papéis e contribuindo para a preservação do meio ambiente.


6. Investimento do dinheiro economizado 

Com uma redução de até 95% da conta de luz e o retorno sobre o investimento de dois a cinco anos, você consegue investir esse dinheiro em seu próprio restaurante. Que tal mudar o cardápio ou convidar chefs renomados para o seu empreendimento? Ou você pode aumentar o espaço.

Lembra da ideia da luz natural? Construa a sua própria varanda com o dinheiro economizado na redução de custos. Ou então faça uma área aberta no restaurante, mas protegida da chuva, como se fosse uma extensão do local. Isso dará maior conforto aos seus clientes e, com certeza, valorizará ainda mais o seu imóvel.

7. Financiamento para  restaurantes

Caso você tenha se interessado, mas não consegue ainda capital para investir na energia solar fotovoltaica, fique tranquilo. Diversos bancos possuem programas de financiamento para quem quer investir em energia solar, voltados para projetos em comércios, indústrias e até mesmo residências.

Por exemplo, o Banco do Nordeste tem financiamento somente para quem quer investir em energia solar fotovoltaica. O Banco do Brasil também investe em alguns programas, como o Proger Urbano Empresarial, voltado para financiar reformas ou ampliação de empresas.

8. Créditos de descontos na conta de luz

Outra vantagem da energia solar fotovoltaica é você conseguir créditos na conta de luz. Dessa forma, mesmo durante à noite ou em apagões repentinos, a sua energia continua nos refrigeradores e estufas, deixando seus alimentos conservados e prontos para o consumo. Essa vantagem não só reduz os custos, mas também os prejuízos com alimentos deteriorados.

Como você pôde observar, seu restaurante pode ganhar muito mais ao investir em energia solar fotovoltaica. Não só seus alimentos ficarão conservados dia e noite, como também sua conta de luz reduz em até 95% e seu imóvel valoriza bastante. 

Com a economia gerada, você pode investir em ingredientes mais caros, cardápios mais elaborados e chefs renomados. Ainda tem a possibilidade de reformar o ambiente, ampliando o espaço, aumentando as janelas e construindo uma varanda. Dessa forma, seu restaurante ficará ainda mais valorizado.

Gostou das vantagens da energia fotovoltaica para restaurantes? Então não perca mais tempo e solicite um orçamento agora mesmo!