6 vantagens de apostar na energia solar fotovoltaica na área rural

energia-fotovoltaica-em-bh-GDE-Solar
Energia fotovoltaica em BH: Conheça a GDE Solar
29 de novembro de 2019
Fazenda Solar: entenda o que é e como funciona
Fazenda Solar: entenda o que é e como funciona
6 de dezembro de 2019
Exibir tudo

6 vantagens de apostar na energia solar fotovoltaica na área rural

6 vantagens de apostar na energia solar fotovoltaica na área rural

Investir em energia solar fotovoltaica na área rural é uma estratégia com a qual muitos fazendeiros e empresários se beneficiam. A tecnologia permite produzir energia a partir da conversão de radiação solar em energia elétrica. Isto é possível através de módulos fotovoltaicos que captam a radiação do sol e a convertem em eletricidade.

Diariamente, chega em nosso planeta uma imensa quantidade de energia limpa e gratuita, que além de trazer luz, pode ser aproveitada para produção de energia limpa e sustentável. 

No Brasil incidem cerca de 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² todos os dias. Para se ter uma ideia, no local menos ensolarado do nosso país, é possível produzir mais eletricidade do que muitos países do mundo, como por exemplo a Alemanha, um dos países que mais utilizam energia solar fotovoltaica. 

A utilização de sistemas fotovoltaicos cresceu exponencialmente no Brasil nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de energia Solar Fotovoltaica (Absolar), até março de 2019 a potência instalada em projetos rurais era de 60,3 megawatts.  Os maiores produtores são Minas Gerais e Rio Grande do Sul, seguido por Santa Catarina e São Paulo. 

Este crescimento foi possível graças aos avanços nas tecnologias dos módulos fotovoltaicos, o que contribuiu para aumentar a taxa de desempenho e reduzir significativamente o preço do equipamento para produção de energia solar.

Além disso, o produtor rural pode contar com a facilidade de financiamento, com linhas diferenciadas para o agronegócio,  nos mais diversos bancos para aquisição deste sistema. Atualmente é possível trocar parcela de economia por parcela de financiamento, possibilitando que o cliente invista sem descapitalizar.

Outro ponto importante relacionado ao crescente uso desta matriz energética é a matéria prima utilizada na produção de módulos fotovoltaicos para captação da radiação solar. O silício, material mais utilizado, é o segundo elemento mais prevalente na superfície de nosso planeta, o que garante uma disponibilidade abundante de matéria prima para a produção destes painéis. 

Continue a leitura e entenda mais como o Brasil se beneficia de energia verde e às vantagens de apostar na energia solar fotovoltaica na fazenda.

6 vantagens da energia solar fotovoltaica na área rural

O Brasil é referência mundial em agronegócio, área que demanda grande quantidade de energia, que vai desde o uso de maquinários até a irrigação, perfuração de poços ou dessalinização da água. 

Deste modo, a produção de energia solar fotovoltaica se insere na propriedade rural e no agronegócio garantindo maior independência ao empresário, que irá produzir sua própria energia utilizando um recurso renovável, totalmente gratuito e abundante no território nacional. A energia produzida é abatida na conta de luz do proprietário, como também é possível redistribuir o recurso para outros imóveis, residenciais ou empresariais.

1. Economia de gastos com a conta de luz

Além de ser oriunda de uma fonte inesgotável e gratuita, a energia fotovoltaica ajuda a diminuir o aquecimento global e a poluição atmosférica, agregando valor ao imóvel e até 95% de economia nos gastos com energia elétrica

No meio rural o potencial para geração e uso deste modelo energético é sem dúvida uma excelente opção, mais limpa e segura, quando se pensa em uso de eletricidade e economia financeira. 

2. Evita a oscilação de preços, principalmente em períodos de estiagem

Os gastos com eletricidade no Brasil oscilam constantemente, principalmente em períodos de estiagem, em que o valor cobrado pelo KWh aumenta consideravelmente, resultando nas bandeiras tarifárias amarela e vermelha.

Por outro lado, o fazendeiro que utiliza painéis fotovoltaicos para produção de energia pode se ver livre dessa oscilação de preços, uma vez que está consumindo a própria energia que produz. Com isso, terá maior previsibilidade de seus gastos e ainda mais economia. 

3. Facilidade de acesso à financiamentos para instalação do sistema

A legislação brasileira tem contribuído para este modelo sustentável de produção de energia, garantindo facilidade no acesso a financiamentos para instalação de sistemas fotovoltaicos. 

4. Ganho de créditos de energia

A Resolução Normativa 482/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) oferece uma grande vantagem. 

Assim, é garantido por lei que, em casos onde a produção de energia na fazenda for maior que o consumo, o proprietário pode acumular créditos que poderão ser abatidos dentro de um período de 5 anos ou enviar a energia excedente para outras unidades consumidoras, desde que a fatura de energia esteja no mesmo CPF ou CNPJ do local da instalação. 

5. Excelente custo benefício e fácil manutenção

Após instalados, os módulos fotovoltaicos possuem garantia de performance de 25 anos, necessitando de baixíssimos investimentos em manutenção.

Durante o ano, os painéis podem acumular sujeira e detritos o que poderia acarretar na redução da performance, porém limpezas periódicas manterão a sua produção de energia maximizada durante todo o ano. 

O investimento inicial se paga em um período relativamente curto, em uma média de 3 anos. Se levarmos em consideração a vida útil dos painéis, a economia com os gastos em eletricidade que chegam a 95%, e o valor agregado a propriedade rural, o retorno é ainda maior. 

6. Contribui para a sustentabilidade do planeta

Quando se vive dá terra esse benefício faz ainda mais sentido. 

Contribuir para a sustentabilidade do planeta e proteção do meio ambiente tem se tornado cada vez mais, peça indispensável no agronegócio. Com a modernização nas propriedades rurais a partir de tecnologias sustentáveis essa realidade se torna ainda mais palpável.

Os sistemas fotovoltaicos de produção de energia tem se mostrado como fundamentais na diversificação da matriz energética no mundo atualmente. No Brasil, onde o sol é um recurso abundante em todas as áreas do território nacional, este modelo de produção energética se torna ainda mais viável. 

Vale pontuar novamente que às matrizes são construídas utilizando como matéria prima um recurso extremamente abundante na superfície do planeta, o silício. 

Ao apostar na energia solar fotovoltaica fotovoltaica na área rural, o proprietário torna seu negócio mais moderno, autônomo e econômico.

A GDE Solar oferece o que há de melhor em sistemas de energia solar fotovoltaica para o produtor rural. Faça uma simulação sem compromisso agora de seu investimento e tenha informações sobre retorno financeiro!