Energia solar para propriedades rurais: conheça os benefícios‎

Energia solar para propriedades rurais: conheça os benefícios‎
Investir em Energia Fotovoltaica em BH vale a pena?
16 de setembro de 2020
Energia solar para propriedades rurais: conheça os benefícios‎
Financiamento para energia solar: como conseguir
23 de setembro de 2020
Exibir tudo

Energia solar para propriedades rurais: conheça os benefícios‎

Energia solar para propriedades rurais: conheça os benefícios‎

A região rural é uma das que mais gastam energia elétrica em nosso país. Como alguns maquinários, a exemplo de ordenhadeiras e chocadeiras, que precisam ficar ligadas o tempo todo, muitas vezes os donos de agronegócio se veem necessitados a abandonar essa fonte de renda por não conseguir cobrir essas despesas.

Diante desse cenário, o investimento em energia solar para propriedades rurais se torna cada vez mais comum. Além dos grandes proprietários não dependerem mais das concessionárias de energia elétrica, o investimento em energia solar fotovoltaica apresenta muitas outras vantagens. Saiba quais são elas:

1. Redução na conta de energia

A energia solar fotovoltaica é limpa, econômica e renovável. Além disso, ela é barata e pode reduzir em até 95% a sua conta de luz. Geralmente, os outros 5% são para iluminação pública. No entanto, mesmo sem zerar a conta de luz, a economia é bastante atrativa.

Nas áreas rurais, as concessionárias têm as suas linhas de energia mais periféricas ao sítios e fazendas, o que representa um gasto a mais para colocar fios e postes dentro da propriedade rural. Com a energia fotovoltaica, esse custo também fica menor, pois será contratado diretamente pela geradora de energia fotovoltaica e não mais pela concessionária da região.

2. Irrigação sem despesas

Antes que você questione sobre a irrigação ser feita com água e não com luz, lembre-se que a tecnologia que faz a irrigação em horários pré-definidos é feita por energia elétrica. Para que ela funcione todos os dias como um reloginho, é essencial ter energia elétrica constante.

Dessa forma, com uma energia limpa e econômica, você também consegue economizar a água e evitar que as suas plantas fiquem encharcadas. Com o sistema de irrigação funcionando perfeitamente, você consegue controlar o volume de água no verão, com menos regas devido às chuvas, e no inverno, tempo de estiagem.

3. Conservação do leite bem feita

Se tem algo que muitos proprietários rurais consomem é a energia elétrica para conservar o leite fresquinho e bem conservado para a venda. Tanto que muitos pequenos proprietários desistem de gado leiteiro, por não conseguir manter as despesas das ordenhadeiras e freezers.

Como precisam ficar em funcionamento todos dias e todas as horas, esses equipamentos consomem uma energia absurda. Por isso, a energia solar fotovoltaica é fundamental para propriedades rurais, pois auxilia não só na produção de alimentos, mas também em sua conservação até o momento da venda.

4. Colheita de grãos otimizada

As colheitadeiras são máquinas que consomem muita energia, seja a elétrica ou o uso de diesel, que provoca uma grande poluição do ar. Por isso, é interessante pensar em formas alternativas para colher os grãos com a energia solar fotovoltaica.

Os silos de armazenamento também consomem energia, seja para iluminar o local, seja para manter os grãos em um temperatura ideal. Mais um motivo para investir em energia solar para propriedades rurais e economizar dinheiro, sem colocar em risco a qualidade da produção.

5. Chocadeiras a todo vapor

A produção de frangos de corte também consome muita energia, cerca de 27,5%. Isso se deve às chocadeiras, que ficam ligadas todo tempo, para conservar os ovos em uma temperatura certa para nascer os pintinhos.

Após o corte, as peças de carne dos frangos devem ser refrigeradas, para evitar deterioração do produto. Por isso, a avicultura também conta com as despesas de freezers ligados continuamente, para evitar a perda do produto.

6. Água fresca sem gastos com a bomba

Geralmente, a bomba de água das regiões rurais é movida a diesel, um combustível fóssil, decorrente do petróleo e que polui bastante o ar. As bombas de água movidas por energia solar fotovoltaica são mais limpas e tão eficientes quanto as de diesel. 

Além disso, a energia solar para propriedades rurais fica mais barata que o combustível, além de ter um melhor custo benefício. Afinal, ao contrário do diesel, a bomba de água movida a energia solar fotovoltaica não precisa ser continuamente carregada, ela se recarrega sozinha, com a própria energia solar.

7. Luz a todo momento na propriedade rural

Muitas vezes, nem toda a energia produzida é consumida na propriedade rural. Quando isso acontece, ela pode ser armazenada em baterias, para ser utilizada na fazenda durante a noite ou no inverno, quando a luz solar não é tão forte como no verão, ou mesmo armazenada na rede da distribuidora, os créditos podem ser resgatados em até 60 meses. 

Nos grandes centros urbanos, a energia solar fotovoltaica é convertida em créditos que, ao longo do tempo, vão sendo debitados da conta de luz do usuário pela concessionária da região. Na região rural isso é mais complicado, pois, muitas vezes, as concessionárias não têm acesso ao local. Por isso, é interessante pensar em um sistema que possa armazenar a energia excedente.

8.Energia solar para propriedades rurais

Geralmente, as placas solares são instaladas nos telhados das propriedades. No caso das rurais, é muito mais vantajoso separar uma parte do terreno para implantar as placas solares no chão, para conseguir uma eficiência maior do seu sistema de  energia fotovoltaica.

Galpões e celeiros também podem ter seus telhados cobertos com placas solares, para aumentar a área e a quantidade de energia gerada.

9. Fazenda sustentável

A energia solar é limpa, inesgotável e não poluente. Por isso, é a melhor escolha para regiões rurais, para preservar o meio ambiente do entorno e, é claro, aproveitar a luz solar mais forte e incidente dessas regiões.

Além disso, ela não provoca ruídos, o que ajuda a manter os animais mais calmos sem poluição sonora. Dessa forma, você consegue manter uma produção de qualidade sem gastar mais com isso. E ainda economiza dinheiro para investir em sua propriedade.

10. Linhas de financiamento facilitadas

Se você ainda não tiver capital suficiente para investir na instalação dos painéis fotovoltaicos, existem muitas linhas de crédito voltadas para grandes e pequenos agricultores. Para proprietários de agronegócio existem propostas, como o FCO Rural, uma linha de financiamento do Banco do Brasil.

Voltado para proprietários rurais, tanto pessoas jurídicas quanto físicas, ele consegue financiar até 100% do sistema. Com juros de 7,5 a 10%, prazo de até 20 anos e carência de até 12 anos, o programa ainda apresenta bônus de adimplência. Ou seja, quem paga as parcelas até a data de vencimento, tem ainda mais descontos e benefícios.

Dessa forma, a energia solar para propriedades rurais é fundamental para a economia do país. Afinal, em um território cuja maior parte da energia ainda é gerada por hidrelétricas, com grande parte do que é gerado sendo consumido pela região rural é uma economia muito significativa. Além disso, ela é sustentável e preserva o meio ambiente.

A GDE Solar sempre tem as melhores vantagens para você e o seu agronegócio. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!