Fazenda Solar: entenda o que é e como funciona

Fazenda Solar: entenda o que é e como funciona
6 vantagens de apostar na energia solar fotovoltaica na área rural
4 de dezembro de 2019
Fazenda Solar: entenda o que é e como funciona
O investimento em energia fotovoltaica vale a pena?
11 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Fazenda Solar: entenda o que é e como funciona

Fazenda Solar: entenda o que é e como funciona

Muitas pessoas e empresas à vezes desistem de investir em sistema de energia solar fotovoltaica por causa dos custos de instalação ou falta de espaço para colocar as placas solares. No entanto, com a Fazenda Solar, este problema é facilmente resolvido. Criado para democratizar o consumo de energia solar, este projeto auxilia as empresas a reduzirem os custos com energia elétrica.

A modalidade de Geração Distribuída auxilia as residências e comércios que pretendem investir na energia solar fotovoltaica. A energia gerada por estas usinas se convertem em créditos na empresa distribuidora, que se converte em redução da conta de energia do usuário

No texto abaixo, mostramos algumas vantagens da Fazenda Solar, quem já a utiliza e suas reais necessidades para optar por ela. Confira:

O que é Fazenda Solar

Muitas pessoas não têm espaço ou capital suficiente para contratar seu próprio sistema de energia solar fotovoltaica. Nestes casos existe a Fazenda Solar que consiste em grandes áreas com placas fotovoltaicas. Estas placas têm a função de gerar energia elétrica que será distribuída para diversas pessoas e comércios. Nestes caso, muitas empresas ou residências podem ser beneficiadas com este sistema. 

Como a Fazenda Solar funciona

A Fazenda Solar é um espaço amplo, com centenas ou milhares de placas fotovoltaicas. Estas placas solares captam a energia solar e a transformam em energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico. Com essa energia, é possível utilizar equipamentos elétricos, como o chuveiro e a geladeira, além das luzes da casa e o alarme.

Isso ocorre quando as partículas de luz, ou os fótons, incidem sobre os elétrons das placas, produzindo uma energia elétrica contínua, por meio do movimento destas partículas. Como cada placa pode conter 60 ou 72 células fotovoltaicas e cada fazenda solar costuma ter milhares destas placas, a energia elétrica produzida quando o sol está a pino é absurdamente grande.
No entanto, como na Fazenda Solar esta energia é distribuída uniformemente para todos que aderiram ao plano de assinatura, a energia produzida sempre é absorvida pelos usuários. Caso sobre alguma energia, ela é enviada à distribuidora local e convertida em créditos para esses mesmos consumidores. 

Para quem é indicado

Comércios, indústrias e residências podem investir nesse tipo de sistema de energia solar fotovoltaica. No entanto, a sua maior vantagem é a democratização da energia solar, por gerar bastante energia e um custo fixo, que é a assinatura da Fazenda Solar.

Por exemplo, Mark Zuckerberg, do Facebook, utiliza a energia da Fazenda Solar Prospero Solar, na região do Texas, nos Estados Unidos. Como prometeu utilizar energia renovável até o final de 2020, o empresário decidiu investir nesta fazenda, que tem um tamanho cinco vezes maior do que o Central Park, em Nova York.

Vantagens da Fazenda Solar

Uma das principais vantagens de investir em energias renováveis é a diminuição do impacto ambiental. Enquanto a energia proveniente de hidrelétricas são responsáveis por inundações de pequenos povoados e perda substancial da flora e da fauna local, a energia solar é limpa, sustentável e silenciosa, ao contrário da energia eólica.

Outra vantagem é a redução do custo da conta de energia. Por se tratar de uma fonte de energia inesgotável ou seja, o sol, as taxas de consumo são fixas e não possuem as mesmas taxas flutuantes da energia elétrica.

Além disso, por ser uma energia renovável, ou seja, nunca irá se esgotar, como o álcool e o petróleo, torna-se um investimento muito mais seguro e viável para as populações. Uma das maiores ilhas havaianas, Kauai, por exemplo, é totalmente abastecida por energia solar, sendo uma das maiores fazendas solares do planeta. Nela, até mesmo períodos nublados ou durante a noite são abastecidos com a energia solar, que é armazenada em 272 baterias de grande porte que são colocadas em uso quando necessário.

Muitas organizações podem prometer economias e depois não gerar nem metade da energia. Por isso, a pesquisa prévia é fundamental, principalmente em relação ao pós-venda, que deve servir de suporte ao cliente e permitir o acesso às garantias acordadas no contrato.

Quando for analisar onde investir seu dinheiro, lembre-se de observar a experiência de mercado, se a equipe conta com profissionais de Engenharia Elétrica e de Energia, além das referências de seus clientes, é claro!

Você quer ter energia limpa e segura na área rural e possui muito espaço? Veja a solução em nosso artigo!