Fazenda sustentável: 10 medidas para adotar agora

Fazenda sustentável: 10 medidas para adotar agora
Energia fotovoltaica em condomínios: como funciona
15 de janeiro de 2020
Fazenda sustentável: 10 medidas para adotar agora
É possível instalar energia fotovoltaica em qual tipo de imóvel?
23 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Fazenda sustentável: 10 medidas para adotar agora

Fazenda sustentável: 10 medidas para adotar agora

A fazenda sustentável é uma nova forma de colocar em prática soluções boas e baratas para melhorar a qualidade de vida de seu agronegócio e o meio ambiente. Muitas dessas iniciativas precisam de um certo investimento, no entanto, valem bastante a pena. Enquanto algumas recebem incentivos fiscais e créditos do governo, outras ganham prêmios, como é o caso do Prêmio Fazenda Sustentável.

Ação da Revista Globo Rural, o prêmio é anual e tem o objetivo de avaliar as propriedades rurais que tiverem a maior performance em sustentabilidade. Para participar, as fazendas devem estar em território brasileiro e serem de pessoas físicas ou jurídicas. Além disso, devem estar com todos os seus tributos pagos e ter disponível todo e qualquer documento que possa ser exigido pela publicação. Isso feito, todos podem se inscrever gratuitamente pelo formulário de inscrição disponível no site.

Confira abaixo algumas formas de transformar o seu agronegócio em uma fazenda sustentável agora mesmo!

1. Descartar os resíduos corretamente

O ser humano é a espécie que mais produz resíduos em todo planeta. Neste caso, como descartá-los da maneira correta, sem prejudicar o meio ambiente? Materiais orgânicos podem ser tornar adubo para a horta. No entanto, os poluentes devem ser descartados pela coleta seletiva ou, caso não tenha onde descartar próximo a sua propriedade rural, pode ser o caso de levar seus resíduos para um correto descarte longe da sua propriedade rural.

2. Reutilizar a água da chuva

Com o uso de canos para captação da água da chuva, torna-se um sistema simples de captação da água, este reuso pode ser interessante para lavar roupas, usar a água na limpeza da casa e das demais dependências. Deste modo, a fazenda será sustentável.

3. Evitar desperdícios

Já falamos sobre o descarte correto de resíduos, mas já pensou em não produzir resíduos? Faça a sua fazenda sustentável não gerar desperdícios. Sem excessos, o descarte correto de resíduos fica bem mais fácil de ser feito.

Você pode utilizar o resíduo para a produção de biogás. O biogás é um combustível renovável e ecológico obtido a partir da digestão anaeróbia, ou seja, em ambiente com ausência de oxigênio, de matéria orgânica pela ação de bactérias. Esse gás pode ser canalizado e utilizado em residências ou empresas.

4. Reduzir o uso de agrotóxicos

Agrotóxicos prejudicam as pessoas, os animais e, é claro, o meio ambiente. Para o controle de pragas, existem muitas soluções sustentáveis, como o óleo de Neem e, dependendo do problema de sua lavoura, predadores naturais.

No entanto, esta última solução deve ser pensada e pesquisada com cuidado. Introduzir animais que não são de nosso habitat, pode gerar outro tipo de praga. Sem o predador que faz seu controle biológico, o problema pode se tornar pior do que já estava.

5. Realizar a rotação de culturas

Método geralmente utilizado na entressafra, deixa o solo sempre produtivo, respeitando seus períodos de descanso e nutrição. Na rotação de culturas, enquanto uma parte do solo descansa, outras duas são usadas para a lavoura.

Muitos produtores rurais usam para isso culturas de inverno, como o sorgo, trigo e aveia, cereais essenciais para a alimentação humana que, algumas vezes, também pode ser usado como ração para o gado, como o sorgo. Este cereal também é usado na panificação, o que pode auxiliar também a sua venda garantida na entressafra.

6. Promover a nutrição e conservação do solo

Neste caso, é utilizado tanto o descarte correto de resíduos orgânicos quanto a redução de desperdícios. Ao fazer uma análise prévia do solo, é possível entender quais nutrientes faltam para ele e ajudar a nutrí-lo e conservá-lo de maneira correta.

A calagem, por exemplo, que é a correção de cálcio no solo, pode ser feita com cascas de ovos trituradas ou água de calcário, bastante comum na construção civil. Outros nutrientes importantes para a correta adubação do solo, como enxofre, pode ser conseguida com matéria orgânica em decomposição.

7. Integrar lavoura-pecuária-floresta

Muitos produtores rurais não percebem, mas toda a sua fazenda faz parte de um mesmo ecossistema. Desta forma, a biodiversidade deve sempre ser ampliada e produzida. Na lavoura, plantações de cereais, como milho e cevada auxiliam na alimentação do gado, bem como árvores forrageiras na floresta.

rotação de culturas junto com a pecuária é fundamental para quem mesmo solo não seja frequentemente pisoteado e perca a fertilidade. É preciso sempre ver a fazenda sustentável como um todo, para que tudo uma criação não prejudique a outra.

8. Aplicar a biotecnologia para uma fazenda sustentável

Por ser uma fazenda sustentável, isso não implica que a tecnologia deve ser deixada de lado. Muito pelo contrário, ela é uma grande aliada para evitar desperdícios e descartar corretamente os resíduos.

A engenharia genética, por exemplo, pode auxiliar no controle de fecundidade do gado, evitando animais doentes e a alta taxa de mortalidade. Além disso, ao gerar animais mais saudáveis, a qualidade da carne e do leite também se amplia, melhorando as vendas.

9. Investir em energias renováveis

Outra forma de respeitar e conservar o meio ambiente é gerando a sua própria energia de forma sustentável. A energia solar com painéis fotovoltaicos pode ser a solução perfeita. Ela é silenciosa, limpa, não prejudica o meio ambiente e está presente o ano todo, principalmente no Brasil. Ela não funciona à noite, mas as distribuidoras de energia fornecem créditos para esses casos e, no inverno ou dias nublados, essa menor geração de energia é compensada por esses créditos.

10. Adotar ações de conscientização e educação

Conhecimento é essencial. Por isso, muitos produtores rurais investem em conscientização do uso de agrotóxicos, por exemplo, com os seus colaboradores. Desta mesma forma, a educação sobre o que acontece na fazendo sustentável é fundamental.

Para ser um ecossistema ativo e unido, todos os trabalhadores devem saber claramente o que deve ser feito. Com a sustentabilidade funcionando, todos ganham, afinal, os produtos serão mais procurados e as vendas serão maiores.

Desta forma, a fazenda sustentável é benéfica para o meio ambiente e todos que lá trabalham. Muito mais do que ganhar premiações ou ser destaque no meio rural, a sustentabilidade promove a união das pessoas da propriedade rural e auxilia na saúde dos seus consumidores.

Gostou do conteúdo? Então saiba agora tudo sobre o retorno do investimento em energia solar fotovoltaica para a sua propriedade rural!