É possível instalar energia fotovoltaica em qual tipo de imóvel?

É possível instalar energia fotovoltaica em qual tipo de imóvel?
Fazenda sustentável: 10 medidas para adotar agora
17 de janeiro de 2020
É possível instalar energia fotovoltaica em qual tipo de imóvel?
8 vantagens da energia fotovoltaica para restaurantes
29 de janeiro de 2020
Exibir tudo

É possível instalar energia fotovoltaica em qual tipo de imóvel?

É possível instalar energia fotovoltaica em qual tipo de imóvel?

É possível instalar energia fotovoltaica em qual tipo de imóvel?

O sistema de energia fotovoltaica conectado à rede surgiu no início da década de 90, na Alemanha. Desde então, essa tecnologia vem chamando atenção em todo o mundo como uma forma mais econômica e sustentável de geração de energia elétrica. E cada vez mais pessoas estão preferindo instalar energia fotovoltaica em suas propriedadesseja um imóvel residencial ou comercial.

No Brasil, é possível fazer esse tipo de instalação desde Abril de 2012, após a promulgação da Resolução Normativa 482 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

E segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país teve um aumento de 36,5% na geração de energia a partir dessa tecnologia, no período de 2017 e 2018.

Informações mais recentes da Aneel mostram que o investimento em painéis fotovoltaicos no Brasil cresceu 134,97% no primeiro trimestre de 2019. Isso em relação ao mesmo período do ano anterior.

Empreendedores de diferentes segmentos estão apostando em gerar sua própria energia através da tecnologia de captação da luz solar. E, como veremos, é possível instalar energia fotovoltaica em diferentes tipos de imóvel, como:

  • Padarias;
  • Academias de ginástica;
  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Hotéis;
  • Clubes;
  • Instituições de ensino;
  • Entre outros negócios e até mesmo nas residências.

Instalar energia fotovoltaica gera diversos benefícios, como a possibilidade de economizar até 95% na conta de luz, maior autonomia energética, grande durabilidade dos materiais, além de agregar valores como sustentabilidade e inovação ao seu negócio.

Requisitos para instalar energia fotovoltaica

A elaboração do projeto de energia fotovoltaica e sua instalação costumam ser projetos simples. Porém, é necessário que o proprietário se atente para algumas condições específicas em relação ao imóvel. Confira quais são esses pré-requisitos:

Tamanho do imóvel

Independente de estarmos falando de um imóvel comercial ou residencial, é preciso estar atento ao tamanho dessa propriedade antes de investir na energia solar fotovoltaica.

O local deve possuir área suficiente para instalar os módulos de células fotovoltaicas de acordo com as necessidades de cada cliente. Os painéis devem estar direcionadas para o Norte e podem estar localizadas em locais como:

  • Lajes (desde que abertas);
  • Coberturas;
  • E até mesmo em estacionamentos separados.

Outro detalhe importante é que a propriedade possua circulação de ar para evitar o calor excessivo no sistema e no ambiente.

Incidência de luz solar

Quando você contrata uma empresa para instalar energia fotovoltaica em seu imóvel, o profissional deve estudar a incidência de luz solar da propriedade.

A tecnologia fotovoltaica depende diretamente da luz solar para geração de energia elétrica. Portanto, quanto maior a incidência de luz solar, maior e mais eficiente é a geração de energia.

Logo, durante o projeto de energia fotovoltaica, o profissional especializado vai definir as melhores soluções para evitar sombras nos painéis, independente da época do ano.

Documentação

O fornecimento de uma documentação adequada é essencial para assegurar a segurança e o bom desempenho do sistema fotovoltaico desde o início de suas operações.

Esta etapa é prevista por lei e inclui três fases:

  • Requisitos de documentação;
  • Verificação;
  • E avaliação de desempenho.

A documentação mínima para instalar energia fotovoltaica consiste nos dados básicos disponíveis no manual de operação e manutenção do equipamento. Ela consiste em informações como:

  • Dados sobre o proprietário do sistema;
  • Endereço onde está sendo instalado o sistema (ou coordenadas geográficas);
  • Potência nominal do sistema;
  • Dados sobre fabricante, modelo e quantidade de módulos fotovoltaicos e inversores;
  • Data de instalação;
  • Data dos ensaios;
  • Data dos ensaios de avaliação de desempenho;
  • Nome da empresa contratada;
  • Nome do técnico;
  • Endereço da empresa;
  • Telefone e e-mail para contato;
  • Atividades realizadas no projeto
  • Diagrama unifiliar que inclui informações sobre o sistema instalado.

A verificação do sistema fotovoltaico conectado à rede é feita no período inicial e também de forma periódica após a instalação da tecnologia.

verificação inicial ocorre assim que a instalação é concluída ou no caso de acréscimos ou modificações em uma instalação já existente. Já as verificações periódicas ocorrem no tempo determinado pela instalação elétrica à qual o sistema fotovoltaico está conectada.

avaliação de desempenho, por sua vez, é feita em períodos de ensaio após a instalação, de acordo com as indicações do manual do sistema.

Homologação

Quando se deseja conectar o sistema fotovoltaico à rede, é preciso efetuar uma homologação. E isso deve ser feito independente do tipo de imóvel, seja ele empresarial ou residencial.

A homologação é feita em conjunto com a concessionária de energia elétrica da região. Ela vai avaliar a sua instalação e determinar se o sistema cumpre as normas de segurança requeridas.

Este processo costuma ser simples e rápido e se resume em alguns passos:

  • solicitação prévia na concessionária para conectar o sistema fotovoltaico à rede, juntamente com o envio do projeto de engenharia para a concessionária;
  • Aprovação do projeto;
  • Compra e instalação do sistema fotovoltaico;
  • Vistoria e produção do relatório pelo técnico habilitado;
  • Nova vistoria pela concessionária;
  • Autorização da ligação do sistema;
  • Troca do relógio por medidor bidirecional.

Com a ligação da energia fotovoltaica à rede elétrica, é possível efetuar o processo de compensação de energia, o que permite ainda mais economia.

Como funciona a instalação da energia fotovoltaica

É recomendado que a instalação seja feita por uma empresa de confiança. A escolha de uma empresa idônea de soluções fotovoltaicas é imprescindível em todo o processo. Afinal, a opção por uma serviço de menor qualidade pode comprometer não apenas o processo de instalação em si, mas todo o rendimento da energia fotovoltaica.

Vale lembrar que apenas um eletrotécnico ou um engenheiro eletricista pode registrar o seu imóvel no banco de registros de propriedades que fazem uso de energia solar fotovoltaica. Essa etapa é essencial para a documentação e a homologação do sistema.

Instalar energia fotovoltaica consiste na instalação do sistema composto por painéis e inversores solares.

O painél solar é responsável pela captação de energia solar e a transformação da mesma em energia elétrica em corrente contínua. Já o inversor alterna essa corrente para a alternada e equaliza a frequência do imóvel.

A energia é então conectada a rede da propriedade, normalmente no quadro de luz. Nos dias em que não há sol o suficiente e durante a noite a eletricidade é oferecida pela distribuidora de energia.

E a melhor parte é que, nos dias em que o sistema do imóvel gera mais energia do que a consumida, você “empresta” essa energia para a distribuidora e recebe créditos por isso, que podem ser usados depois.

Fazenda solar: a opção para quem não possui imóvel

Caso você queira instalar energia fotovoltaica mas não possua um imóvel e o seu locador não deseje fazer a instalação, pode ficar tranquilo pois nem tudo está perdido! E o mesmo vale para quem ainda não possui a verba ou a área necessária para este tipo de investimento.

fazenda solar é uma solução para quem deseja utilizar energia solar fotovoltaica mas por diferentes motivos não pode instalar um sistema no momento.

Ela consiste em grandes áreas com placas fotovoltaicas que geram energia para diferentes comércios e residências que se beneficiam deste sistema. Quer saber mais sobre essa opção? É só ler o nosso artigo sobre o assunto!

Como vimos, instalar energia fotovoltaica em sua organização ou residência não é tão complicado quanto parece. E com o apoio de uma empresa e profissionais especializados neste tipo de tecnologia, tudo fica mais fácil!

Aproveite para solicitar agora uma simulação de investimento e saiba mais sobre como investir e instalar energia fotovoltaica em seu imóvel!