Investir em Energia Fotovoltaica em BH vale a pena?

Investir em Energia Fotovoltaica em BH vale a pena?
Porque reduzir custos com energia elétrica é essencial para seu negócio
11 de setembro de 2020
Investir em Energia Fotovoltaica em BH vale a pena?
Energia solar para propriedades rurais: conheça os benefícios‎
18 de setembro de 2020
Exibir tudo

Investir em Energia Fotovoltaica em BH vale a pena?

Investir em Energia Fotovoltaica em BH vale a pena?

A energia solar fotovoltaica é um investimento que cresce cada vez mais no Brasil. Parece ser algo lógico, visto como o nosso país é constantemente iluminado pelo sol. Tendo isso em vista, investir em energia fotovoltaica em BH é uma ótima oportunidade para empresas que visam economizar e ainda ter um bom retorno.

Uma das maiores dúvidas é sobre as vantagens de investir nesse tipo de energia renovável. Principalmente para donos de negócios, é interessante saber mais a fundo quais os benefícios que essa energia pode trazer a seu empreendimento. Pensando nisso, o texto abaixo elimina essa e outras questões a respeito da energia solar fotovoltaica.

Vantagens de investir em energia fotovoltaica

A energia solar é uma das mais limpas e sustentáveis do mundo. Sendo uma das mais utilizadas em países como Alemanha e Japão, ainda não tem muito investimento no Brasil. Veja a seguir algumas vantagens de contratar essa energia na sua empresa.

Retorno sobre o investimento

O investimento de energia solar fotovoltaica costuma se pagar, em média, de 2 a 5 anos. Isso se considerarmos apenas o custo de instalação, afinal, depois de instalado, o sistema não exige manutenções.

Por isso, você gasta apenas uma vez com ele. Caso tenha algum problema técnico, a própria fabricante dos equipamentos cobre os custos, devido a garantia que costuma durar 25 anos. Por isso, ao contratar, pesquise bem antes e verifique se a empresa tem um pós-venda eficiente e que funcione.

Financiamento para a instalação da energia solar

Em muitos casos, há empresas que não conseguem arcar com o custo total de instalação de um sistema fotovoltaico. Para isso, existem diversos programas de financiamento, mais de setenta no Brasil, voltados principalmente para ampliar a energia solar fotovoltaica em nosso país. Tanto para pessoas físicas ou jurídicas, apresentam muitas parcelas, juros baixos e em alguns casos bons períodos de carência.

Além disso, a própria empresa a ser contratada para a instalação pode ter linhas de créditos com juros mais baixos junto às instituições financeiras. A maioria dessas empresas têm planos de financiamento personalizados, de acordo com a sua necessidade.

Valorização do imóvel em Belo Horizonte

Um imóvel que possui um sistema fotovoltaico é valorizado no mercado. E, mesmo que você o alugue, o seu locatário pode pagar um valor a mais por esse benefício, afinal, vai economizar bastante na conta de luz. 

Caso seja você quem more em imóvel alugado em BH e deseje instalar os painéis fotovoltaicos, fique tranquilo. As placas solares podem ser migradas de um local para outro, elas podem ser desinstaladas e instaladas, sem prejudicar ou afetar o telhado.

Desconto no IPTU

Prefeituras também incentivam construções sustentáveis. Em algumas cidades existe o IPTU Verde, que é um incentivo fiscal, com descontos nos valores do IPTU para edificações que preservem o meio ambiente.

Entre as condições para conseguir o benefício, a construção deve se enquadrar em alguma categoria, que se divide em ouro, prata e bronze. Para isso, a energia solar fotovoltaica conta muitos pontos e pode ser instalada em residências, empresas, comércios e indústrias.

No caso de Belo Horizonte, o projeto IPTU verde foi recentemente retirado da pauta, visando sua ampliação com uma nova proposta. Os descontos serão os mesmos previstos anteriormente, de 5% a 10%, dependendo de cada caso.

Economia na conta de luz

O investimento em energia solar fotovoltaica e BH pode diminuir em até 95% da conta de luz. Dessa forma, você se livra do alto custo das bandeiras tarifárias e ainda preserva o meio ambiente, pois a energia solar fotovoltaica é limpa e renovável. 

Estudos feitos por governos e concessionárias de energia comprovam que o custo da energia convencional advindas das distribuidoras tende a aumentar cada vez mais. Desse modo, quem já instala energia solar fotovoltaica, aproveitando o preço baixo dos equipamentos, economiza desde agora muitos reais na conta de energia.

Como funciona a energia solar fotovoltaica

A instalação da energia fotovoltaica é rápida e acontece, em média, dentro de cinco dias. Durante esse tempo, a energia só é desligada duas vezes, geralmente ao final da instalação. Dessa forma, você não fica longos períodos sem energia elétrica.

Isso feito, a energia solar fotovoltaica é gerada, enviada à concessionária de energia da sua região que será a responsável por converter a energia excedente em créditos, que vão ser descontados na sua conta de luz. Eles têm a validade de 60 meses e podem ser usados durante a noite ou em períodos com pouca incidência solar.

Investir em Energia solar fotovoltaica em BH

Existem alguns requisitos que sua empresa deve ter para que o investimento em energia fotovoltaica valha a pena.eu tipo de empresa. No caso de padarias, por exemplo, a economia com os congeladores e fornos industriais é bem grande, possibilitando investimentos em novas receitas e ampliação do espaço.

Em restaurantes, a economia é feita também na conservação dos alimentos nos refrigeradores, no fogões elétricos e, é claro, nas estufas e ar condicionados do salão. A economia pode ser ainda maior se você instalar luzes com sensor de presença nos banheiros e grandes janelas com iluminação natural no salão principal.

Desse modo, vale muito a pena investir em energia fotovoltaica em BH, uma vez que tem sido cada vez mais adotada por empresas e residências na capital mineira. A longo prazo, os benefícios só aumentam, como a redução na conta de luz e o retorno sobre o investimento que, mesmo que não sejam imediatos, preservam o meio ambiente e garantem uma economia futura.

Quer saber quanto você pode economizar na sua empresa em Belo Horizonte e região? Solicite uma simulação sem compromisso no site da GDE Solar!