Entenda porque investir na energia fotovoltaica em 2020

8 vantagens da energia fotovoltaica para padarias
8 vantagens da energia fotovoltaica para padarias
23 de dezembro de 2019
energia-solar-em-bh-como-escolher-uma-empresa-de-energia-fotovoltaica
Energia solar em BH: como escolher uma empresa de energia fotovoltaica
8 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Entenda porque investir na energia fotovoltaica em 2020

Entenda porque investir na energia fotovoltaica em 2020

Chegamos naquela época que paramos para refletir sobre os últimos meses e nos planejamos para o ano que está por vir. Entre celebrações e planos, tomamos as decisões importantes para o novo ciclo, como aquelas que podem melhorar ainda mais nossos negócios.

Investir em energia fotovoltaica em 2020 pode fazer toda a diferença para o futuro de seu negócio, e não estamos falando apenas dos próximos 12 meses.

Diferente da energia solar térmica, que usa o calor do sol para aquecer fluidos como a água, a tecnologia fotovoltaica permite a captação da radiação solar e a sua transformação em energia elétrica.

Esse sistema é considerado uma forma sustentável e renovável de geração de energia.  E além de não causar danos na natureza, a energia fotovoltaica garante um bom aproveitamento energético, principalmente no Brasil, uma vez que os dias no país são em sua maioria longos e ensolarados.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia fotovoltaica é o segmento de energia que mais cresce no mundo atualmente. E países como Estados Unidos, Japão e Alemanha estão entre os que mais fazem uso desse tipo de energia.

O Brasil acompanha a tendência e continua expandindo a atuação da energia solar no território. Em 2017, 20.794 sistemas de energia fotovoltaica já haviam sido instalados no país. Agora, a previsão é de que 886 mil sistemas estejam instalados até 2024.

Essa expansão se deve a muitos fatores, entre eles a preocupação com as mudanças climáticas e com o meio ambiente, o incentivo dos governos e, principalmente, as inúmeras vantagens da energia fotovoltaica. Entenda melhor:

Porque investir em energia fotovoltaica

Além de ser uma energia limpa, que não agride o meio ambiente, oriunda de uma fonte inesgotável, a energia solar fotovoltaica também possui outros benefícios.

A instalação de um sistema de energia fotovoltaica em 2020 vai garantir uma economia de até 95% na conta de luz da sua empresa ou residência E não apenas isso: ela é capaz de agregar ainda mais valor para o seu negócio, uma vez que está associada a valores como sustentabilidade e modernidade.

Além da economia, investir em energia solar também possui um rendimento superior à poupança, ao CDB e ao Tesouro Selic. O retorno do investimento se dá em média de dois a cinco anos após a instalação.

E você não precisa se preocupar com a manutenção: os materiais utilizados duram em média 25 anos e a própria chuva cuida da limpeza dos painéis fotovoltaicos. Você só precisa se preocupar com a limpeza em tempos de estiagem.

Após a instalação, caso o seu negócio gere mais energia do que consome, o excedente é revertido em créditos de energia. Eles valem por cinco anos (05 anos) e podem ser descontados na conta de luz nos meses em que a tecnologia fotovoltaica não foi suficiente para suprir toda a necessidade energética da empresa.

Quem investe em energia solar fotovoltaica

Com tantas vantagens, muitos empreendedores vem investindo na energia fotovoltaica nos últimos anos. Os negócios que vêm fazendo uso desse tipo de energia são muito variados e vão das grandes às pequenas empresas em todo o Brasil. Entre eles estão:

  • Padarias;
  • Academias de ginástica;
  • Bares;
  • Restaurantes;
  • Hotéis;
  • Clubes;
  • Instituições de ensino, etc.

Para saber mais sobre como esses negócios estão investindo em energia solar fotovoltaica, é só acessar o nosso post especial sobre o assunto aqui.

Até mesmo bancos e as próprias companhias de eletricidade estão investindo em energia solar no próximo ano.

É este o caso do Itaú Unibanco, que vem ampliando seus investimentos em energia solar em Minas Gerais. Segundo a reportagem do Correio Braziliense, o banco possui cerca de 400 agências no estado e decidiu iniciar nele os seus investimentos em energia renovável.

O investimento foi feito através do arrendamento de fazendas solares, que também é uma opção para investir em energia fotovoltaica em 2020.

Já a Cemig, empresa de energia também em Minas Gerais, pretende investir cerca de R$ 500 milhões na tecnologia fotovoltaica até o fim de 2020. O novo empreendimento ganhou o nome de Cemig S!M e corresponde à construção de 32 novas usinas solares no estado.

Como investir em energia fotovoltaica em 2020

É importante se atentar ao fato de que os custos relativos à instalação do sistema fotovoltaico vêm caindo. Por isso, ao mesmo tempo em que muitos empreendedores vêm aproveitando o momento para já começar a investir, outros acreditam que adiar o investimento pode ser uma boa ideia. Mas não é bem assim!

Esperar que os preços dos equipamentos baixem ainda mais não é a melhor decisão para o seu negócio.

A energia solar já é a energia sustentável mais barata do mercado. E pesquisas indicam que já estamos no fim da curva de queda de preços no momento.

Por isso, já investir em energia fotovoltaica em 2020 é o ideal! E quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo o seu negócio começa a economizar com a conta de luz, e mais cedo o investimento começa a dar retorno!

Não deixe para depois o seu investimento e aposte na energia fotovoltaica em 2020! Como vimos, são muitos os benefícios e os retornos são garantidos. Então solicite agora um orçamento personalizado para o seu negócio!