Mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica

O investimento em energia fotovoltaica vale a pena?
O investimento em energia fotovoltaica vale a pena?
11 de dezembro de 2019
Conheça os programas de financiamento para energia fotovoltaica
Conheça os programas de financiamento para energia fotovoltaica
18 de dezembro de 2019
Exibir tudo

Mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica

Mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é obtida pela instalação de placas solares nos telhados das residências ou empresas, que devem estar localizadas em regiões com muita incidência solar. A luz bate nas placas, que excita os elétrons que produzem corrente elétrica, que é utilizada em equipamentos eletrônicos e geram energia elétrica.

No texto abaixo, explicamos melhor como este tipo de energia funciona e pode ser utilizada, além dos principais mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica. Confira!

Mitos e verdades sobre a energia fotovoltaica

Por ser uma energia renovável praticamente nova, existem muitas dúvidas e boatos sobre a energia solar fotovoltaica. A seguir, desvendamos alguns deles e esclarecemos de uma vez por todas os seus questionamentos.

1. A energia solar fotovoltaica é cara e não vale o investimento

Mito! A instalação do sistema de energia solar fotovoltaica costuma ser um pouco alto, no entanto, a economia da conta de luz em até 95% auxilia bastante na economia e a ter retorno do investimento. Além disso, existem consórcios e financiamentos para quem tem dificuldades de arcar com estes custos, o que ajuda bastante a equilibrar os gastos e finanças.

O equipamento de energia solar fotovoltaica também valoriza muito o imóvel. Neste caso, se você for se mudar mais tarde, a sua casa vale bem acima do valor de mercado por causa das placas solares. Logo, elas também são um investimento a longo prazo!

2. A energia fotovoltaica não funciona à noite

Verdade! As placas solares trabalham com a radiação solar, por isso, em dias muito escuros e às noites eles não geram energia elétrica. No entanto, nas residências que contam com a energia da distribuidora ou para quem puder investir em baterias de alta capacidade de armazenamento, este problema é facilmente resolvido.

Com as baterias, a energia excedente gerada em dias de muita luz solar é armazenada nelas, fazendo a geração e consumo de energia elétrica serem praticamente autossuficientes. Além disso, ao ter ainda o apoio da distribuidora de energia, na falta de incidência de luz solar, ela cobre esta ausência de energia com bastante eficiência, além de não aumentar tanto a conta de luz por meio de um sistema de obtenção de créditos.

3. A energia solar fotovoltaica apresenta ruídos e polui o meio ambiente

Mito! A energia solar fotovoltaica é uma das energias renováveis mais amigáveis ao meio ambiente! Ao contrário das hidrelétricas, que inundam extensas regiões, prejudicando a vida de populações e exterminando a fauna e a flora, a energia solar fotovoltaica utiliza um combustível natural, a luz do sol.

Petróleo e carvão são combustíveis poluentes e com pouca vida útil em nosso planeta. A energia eólica pode ser renovável, mas provoca uma poluição sonora tremenda. A energia solar fotovoltaica não tem nenhum destes empecilhos, por ser gratuita, não poluente, natural e silenciosa.

4. A energia fotovoltaica permite seu armazenamento em baterias 

Verdade! Muitas ilhas do Havaí contam com a energia solar fotovoltaica como sua única fonte de energia. Durante à noite, período em que não há incidência de luz solar, as baterias armazenadoras de energia elétrica excedente obtida durante os dias ensolarados são colocadas em funcionamento, permitindo a estes locais uma energia barata e não poluente o ano todo.

Caso você tenha como investir nestas baterias, pode ser um bom negócio ter a sua energia elétrica autossuficiente, quase não necessitando das distribuidoras de sua região. Desta forma, você evita surpresas desagradáveis, como apagões inesperados e altas taxas tarifárias na conta de luz.

5. A energia solar fotovoltaica não funciona no inverno e em dias nublados

Mito! Por utilizar a incidência de luz solar e não o calor, as placas solares continuam a gerar energia elétrica mesmo nos dias mais frios ou nublados. No entanto, na total ausência de luz, como nos períodos noturnos, é necessário contar com baterias ou com a energia elétrica da distribuidora de sua região.

Alguns sistemas fotovoltaicos geram créditos quando há uma alta incidência de luz solar e as placas produzem muita energia. Nestes casos, os créditos são utilizados durante à noite ou em períodos frios, nublados ou chuvosos, em que a energia gerada costuma cair para 10% a 25%. No entanto, se a energia solar fotovoltaica não fosse gerada no frio, a Alemanha não seria uma das maiores geradoras de energia solar do mundo.

6. A energia solar fotovoltaica não destrói os telhados e ainda os protege de intempéries

Verdade! Os telhados, ao longo do tempo, acabam ficando secos e quebradiços, e necessitam de manutenção periódica. Os painéis solares, no entanto, são feitos com alta tecnologia para os ambientes externos. Isso quer dizer que são aptos a resistir a ventanias, chuvas de granizo e as mais variadas tempestades, inclusive queda de galhos.

Deste modo, são perfeitas para proteger seu telhado das chuvas, pedras de gelo e a ação do tempo. Além de uma ótima proteção, elas ainda auxiliam o resfriamento do telhado, evitando a incidência direta de calor nas telhas e deixando a sua casa mais fresca, diminuindo os gastos com ar condicionado e ventiladores.

7. Com a energia solar fotovoltaica não vou mais pagar conta de energia

Mito! Por mais que o seu sistema de energia solar fotovoltaica tenha uma grande geração de energia elétrica, as distribuidoras costumam cobrar uma taxa mínima.

No entanto, a sua conta de luz pode reduzir cerca de 95% com a energia solar fotovoltaica. Além disso, o excesso de energia gerada pode ser convertida em créditos, que a sua distribuidora utilizará sempre que for necessário. Deste modo, a sua conta nunca será zerada, mas sim, bastante reduzida.

8. A energia solar fotovoltaica possui garantia de cerca de 25 anos

Verdade! Grande parte dos painéis de energia solar fotovoltaica possuem funcionamento de 80% de sua capacidade de 25 a 30 anos! É essencial sempre pesquisar a empresa que pretende contratar, saber sua experiência, referências, se tem atendimento pós-venda, para evitar complicações e dores de cabeça.

Garanta a vida útil das placas solares de seu sistema de energia solar fotovoltaica! Procure fazer negócios com empresas idôneas e que garantam seus direitos mesmo após a instalação!

9. Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados por qualquer pessoa

Mito! Existem muitos vídeos e tutoriais na internet, em sites como o YouTube, que ensinam a fabricar e instalar suas próprias placas solares. No entanto, para garantir a sua segurança, é essencial pesquisar empresas com referências.

Para ser conectado à distribuidora de sua região e ter acesso aos créditos de energia elétrica, o equipamento deve ter número de registro e selo de qualidade do INMETRO. Para garantir a proteção ao seu telhado e aumentar o valor agregado de seu imóvel, é importante observar as normas técnicas e contratar uma empresa especializada.

10. A energia solar fotovoltaica quase não precisa de manutenção 

Verdade! Geralmente, as empresas recomendam uma manutenção anual, para limpeza das placas solares. No entanto, as chuvas já fazem essa limpeza de forma bem eficiente.

Além disso, uma revisão uma vez ao ano também pode ser necessária, para verificar o cabeamento e segurança dos equipamentos. Entretanto, muitas empresas empregam atualmente softwares para identificar e acessar a central sobre problemas técnicos que podem ocorrer. Desta forma, a manutenção só acontece caso o sistema chame um técnico ao identificar algum problema mais sério.

Existem muitos mitos acerca da energia solar fotovoltaica mas, como é uma fonte de energia renovável bastante recente em nosso país, nada mais normal do que gerar dúvidas. Muitas pessoas se questionam a respeito de outros tópicos, como se faltar energia na vizinhança a casa dela ainda terá luz. A resposta é não pois, para evitar acidentes com os funcionários na rede elétrica, a distribuidora interrompe todo o fornecimento de energia da região, inclusive de quem utiliza os painéis fotovoltaicos.

Outra dúvida frequente é se os painéis podem ser retirados. A resposta é sim, sem danos para o telhado, nem para o imóvel. Desta forma, se o consumidor quiser mudar de residência, ele pode levar o seu sistema de energia fotovoltaico com ele.

Agora que você sabe tudo sobre os mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica, que tal aprender mais? Entenda melhor o que são e como funcionam as fazendas solares!