O investimento em energia fotovoltaica vale a pena?

O investimento em energia fotovoltaica vale a pena?
Fazenda Solar: entenda o que é e como funciona
6 de dezembro de 2019
O investimento em energia fotovoltaica vale a pena?
Mitos e verdades sobre a energia solar fotovoltaica
13 de dezembro de 2019
Exibir tudo

O investimento em energia fotovoltaica vale a pena?

O investimento em energia fotovoltaica vale a pena?

Imagine poder gerar energia a partir de uma fonte sustentável, gratuita e inesgotável sem se preocupar com os altos e baixos de preços pagos pela eletricidade! Agora, pense em um país onde esta mesma fonte de energia é abundante em todo o território nacional e em todas as estações do ano. 

Pois bem, estamos falando da energia fotovoltaica, matriz energética limpa em crescente uso no mundo atual, moderno e globalizado, e o Brasil tem um potencial praticamente ilimitado para fazer uso desta tecnologia.

A energia solar fotovoltaica é obtida a partir de captação da radiação solar e sua conversão em eletricidade com o uso de materiais semicondutores. Neste cenário, o Brasil possui um altíssimo índice de radiação solar, em todos os territórios nacionais e em todas as estações do ano. 

Quando comparado com outros países, temos uma das matrizes energéticas mais sustentáveis do mundo, isto devido a sua posição privilegiada para geração de energias renováveis

A mais utilizada no país é a hidrelétrica. Contudo, este tipo de produção é limitado a alterações sazonais, como seca e chuva. Isso faz com que o valor pago pela eletricidade sofra oscilações em vários períodos do ano. O sol, por outro lado, é uma fonte que não sofre com estas variações em nosso país.

Hoje um investimento em energia fotovoltaica conta com tecnologias que, além de melhorarem o desempenho na geração de energia, possuem maior durabilidade e têm valor mais acessível ao consumidor.

Quer entender mais a fundo se o investimento em energia fotovoltaica vale a pena? Continue a leitura!

Porque investir em energia solar fotovoltaica é um bom negócio

São vários os benefícios do uso da energia fotovoltaica. Confira alguns deles:

1. É uma fonte de energia limpa e inesgotável

A energia solar fotovoltaica é limpa, gratuita e inesgotável. São vários os empreendimentos que podem se beneficiar com a instalação do sistema fotovoltaico.

Vale ressaltar que o uso de recursos finitos para produção de energia – como combustíveis fósseis e materiais radioativos – não será capaz de sustentar a crescente demanda por energia em escala mundial, tornando cada vez mais caro o que hoje já não é barato. 

Portanto, investir em tecnologia sustentável para geração de energia é planejar um futuro saudável para o planeta, é fazer uso de um recurso que sempre existiu e que sempre irá existir.

2. Garante economia e permite o planejamento

A energia produzida pelo sistema fotovoltaico pode reduzir os custos de sua conta de luz em até 95%. Com isto pode se planejar para o quanto irá pagar no fim do mês, evitando valores elevados com as mudanças de tarifas em períodos de estiagem.

Vale lembrar que a conta de luz não é zerada, pois sempre há a tarifa mínima em cada cidade, destinada à manutenção da rede e iluminação pública. Nesse sentido, a energia que não for utilizada pode ser lançada na rede elétrica e será contabilizada como crédito para o produtor, podendo ser usada em um período de até 60 meses.

3. O investimento em energia fotovoltaica valoriza o imóvel

Um imóvel em que o sistema de energia fotovoltaico estiver instalado é mais valorizado. Isso porque a capacidade de produzir sua própria energia é bem quista pelo mercado imobiliário.

Depois de instalado, o sistema pode reduzir significativamente a conta de luz, os gastos com manutenção são mínimos e o potencial para geração de energia a partir do sol é extraordinário. 

Com o potencial uso do sistema de eletricidade fotovoltaica, o Brasil pode se tornar líder em produção de energia renováveis, e, claro, os imóveis e empreendimentos que contarem com esta tecnologia vão usufruir de toda a economia e valorização gerada.

4. A vida útil do equipamento é extensa

Um dos materiais utilizados para produção dos painéis fotovoltaicos é o silício, abundantemente encontrado em toda a superfície do planeta. 

Mais uma vez, o Brasil se destaca por ter uma das maiores reservas de silício do mundo. Uma vez instalados os painéis, a vida útil do equipamento é de até 25 anos, sendo necessária apenas manutenções de rotina – para limpeza e retirada de detritos que podem se acumular ao longo do ano. Com isto, o investimento tem um ótimo retorno.

5. É possível aproveitar a energia não utilizada

Os sistemas fotovoltaicos podem ser conectados à rede de distribuição elétrica. Dessa forma, a energia gerada é lançada a rede e gera uma economia direta na conta. 

Além disso, a energia excedente pode ser convertida em créditos para serem usados em um período de até 5 anos, ou seja, mais economia ainda.

6. Sustentabilidade dos equipamentos

O uso de turbinas em hidrelétricas demanda um volume maior de manutenção, com maiores gastos e mais mão de obra. Além disso, as hidrelétricas necessitam de grandes áreas, já os combustíveis fósseis produzem gases nocivos ao meio ambiente, que contribuem para o aquecimento global e fenômenos como a chuva ácida.

Ao contrário, a energia fotovoltaica possui apenas células solares, gerando energia elétrica. Processo mais simplificado, sem emissão de poluentes, ruídos e com necessidade baixa de manutenção.

O investimento em energia fotovoltaica tem retorno garantido, beneficia o financeiro e planejamento de uma empresa, é livre de alterações sazonais e ainda tem um potencial praticamente inesgotável no Brasil. 

Entendeu como a energia solar tem um retorno garantido? Realize uma simulação sem compromisso, veja o valor do investimento em energia fotovoltaica e tenha informações sobre retorno financeiro com a GDE Solar.