O que é energia solar fotovoltaica?

O que é energia solar fotovoltaica?
Conheça os serviços da GDE Solar
31 de janeiro de 2020
O que é energia solar fotovoltaica?
12 soluções para reduzir a conta de energia da sua empresa
1 de abril de 2020
Exibir tudo

O que é energia solar fotovoltaica?

O que é energia solar fotovoltaica?

Com o alto valor das bandeiras tarifárias, cada vez mais pessoas procuram por alternativas mais viáveis financeiramente. Se a opção for limpa e confortável, melhor ainda. É aí que entra a energia renovável. A eólica, por exemplo, utiliza a força dos moinhos ou hélices para gerar energia. No entanto, precisa de ser instalada em locais muito ventilados e tem a grande desvantagem de ser muito barulhenta.

Por causa disso, muitas pessoas optam pela energia solar. Ela pode ser utilizada como térmica ou fotovoltaica. A térmica, também conhecida como aquecimento solar, capta o calor do sol para aquecer a água, que é armazenada em um local isolado termicamente para conservar o seu calor. 

Já a fotovoltaica, utiliza a luz emitida pelo sol para movimentar os elétrons das placas e gerar energia. Essa energia é captada pela distribuidora da região, convertida em créditos e enviada de volta ao cliente. Dessa forma, ele não precisa de calor para gerar economia de energia, podendo continuar a utilizar o benefício em dias nublados e frios.

Entenda melhor o que é energia solar fotovoltaica e como ela funciona:

O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é a energia emitida pela luz do sol, não pelo calor dele. Dessa forma, até mesmo países mais frios, como a Alemanha, podem aproveitar esse tipo de energia. Além disso, ela é limpa, sustentável, silenciosa e renovável. Por ser benéfica ao meio ambiente, atrai cada vez mais consumidores, além de também valorizar o imóvel.

Como o sistema fotovoltaico funciona?

As placas solares, posicionadas no telhado das residências ou então em alguma área externa, captam os raios solares. Ao receber o estímulo luminoso, os elétrons das placas se movimentam mais rápido, gerando a energia. Essa energia ainda não é a elétrica, pois ainda não foi captada pela distribuidora. No entanto, ela passa por inversores solares, é transformada em corrente alternada e vai para a central de distribuição de energia elétrica da região, ou o quadro de distribuição. Em Minas Gerais, por exemplo, é a CEMIG a responsável por essa última etapa.

Ela capta a energia e a converte em luz elétrica, que volta para os consumidores sob a forma de créditos. Esses créditos são vantajosos não só para diminuir em até 95% o valor da conta de luz. Eles auxiliam durante à noite e em períodos com a luz do sol menos intensa. 

Mas com a energia solar eu não corto totalmente meus vínculos com a energia das hidrelétricas? Somente em parte. De acordo com a ANEEL, a energia gerada por você é transformada nesses créditos que serão consumidos e descontados da conta de luz. Essa medida é adotada para evitar problemas com as distribuidoras e a própria instalação de energia fotovoltaica.

Quais são as vantagens da energia fotovoltaica?

O Brasil é um país que tem sol o ano todo, por ser tropical. Isso só já é uma vantagem, pois foi feito para receber e gerar a energia solar fotovoltaica. Além disso, ela é limpa, sustentável, silenciosa e, ao contrário de hidrelétricas e termelétricas, que inundam grandes partes de terras, afogando fauna e flora, ou que queimam combustíveis contribuindo para poluição do planeta, a energia solar fotovoltaica não prejudica o meio ambiente.

Outras vantagens são para o seu imóvel e o seu bolso. Mesmo que você more de aluguel, a instalação das placas solares é sua e, mesmo que você mude de residência, elas podem te acompanhar para onde você desejar. Além disso, o retorno sobre o investimento da instalação é de dois a cinco anos

Mas o melhor deixamos por último: redução de até 95% na conta de luz. Muitas pessoas que optam pela energia solar fotovoltaica costumam pagar apenas a tarifa mínima à distribuidora de energia de sua região. Além disso, a parte elétrica tem garantia de 25 anos.

Quem pode realizar sua instalação?

Não vá ver os vídeos do YouTube e fazer uma instalação caseira se não quiser ter problemas e dores de cabeça! Atualmente, muitas empresas especializadas contam com engenheiros e equipe técnica pronta para realizar a instalação de forma rápida e segura. Além disso, muitas delas fornecem relatórios mensais durante um ano, e ainda contam com software que avisa à empresa sobre algum dano elétrico que possa ter ocorrido, e alerta os clientes sobre prazos de manutenção.

Geralmente, a manutenção é a limpeza das placas, que a própria chuva realiza com bastante eficiência. Com o trabalho feito por profissionais capacitados, você vai ter a certeza que as placas estão bem fixadas. E, mesmo com muitas ventanias, elas não são danificadas, pois foram feitas para ficar em ambiente externo e são bastante resistentes.

Qual a diferença da energia solar fotovoltaica para a térmica?

A térmica, conforme já falamos aqui, funciona com o calor do sol, não com a luz. Costuma ser mais utilizada para aquecedores e chuveiros, esquentando a água do banho. No caso de locais com inverno rigoroso, também pode ser utilizada como isolante térmico, mantendo as casas quentinhas.

No entanto, a energia solar fotovoltaica é bem mais completa. Além de aquecer a água do chuveiro, também permite o funcionamento das lâmpadas e aparelhos eletrônicos. Além disso, caso você invista também em baterias, você pode até mesmo armazenar a sua energia gerada, se prevenindo contra apagões repentinos.

Como você viu, a energia solar fotovoltaica prepara a sua casa para o futuro. Afinal, todos sabemos que a água não é renovável, ao contrário da luz do sol, que temos todos os dias. Portanto, pode ser um passo importante para você ter a sua residência sustentável, além de uma maior economia na conta de luz. Com a falta de chuvas, as bandeiras tarifárias aumentaram bastante, pense nisso!

Além de ser uma comodidade, a energia fotovoltaica também pode ser vista como um investimento a longo prazo! Com um retorno rápido sobre o investimento, tem uma garantia estendida, redução de custos e baixo valor de manutenção, sendo bastante lucrativa! Com uma fonte de luz inesgotável, você sabe que sempre terá o sistema em sua casa, garantindo a sua economia e praticidade no cotidiano!

Gostou do artigo? Então confira em primeira mão quanto você gasta de conta de luz!