12 soluções para reduzir a conta de energia da sua empresa

12 soluções para reduzir a conta de energia da sua empresa
O que é energia solar fotovoltaica?
31 de janeiro de 2020
12 soluções para reduzir a conta de energia da sua empresa
Onde posso instalar os painéis fotovoltaicos?
8 de abril de 2020
Exibir tudo

12 soluções para reduzir a conta de energia da sua empresa

12 soluções para reduzir a conta de energia da sua empresa

Energia elétrica em nosso país é um das maiores despesas para os negócios. Você sabia que cerca de 60% dos gastos com ela vem da iluminação? No entanto, existem diversas maneiras de reduzir essa despesa ao final do mês.

No infográfico a seguir, damos algumas dicas e soluções para reduzir bastante a sua conta de energia elétrica. Confira:

1. Use lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED, ou iluminação fria, como é mais conhecida, é uma das principais economias que a sua empresa pode fazer. Por iluminar muito mais os locais e ser bem mais barata, costuma reduzir bastante os custos com as contas de luz. Além disso, como clareiam bastante o ambiente, não é necessário ter muitas no escritório.

2. Priorize ambientes claros e bem iluminados

Sempre dê preferência à luz natural. Pinte o local de trabalho com cores claras, que, além de dar maior sensação de espaço, acalmam e fazem os colaboradores produzirem melhor. Além disso, pintura clara nas paredes junto à luz do sol aumentam a luminosidade, dispensando o uso contínuo de lâmpadas.

3. Aproveite os horários de menos pico

Entre as 17 horas e as 22 horas é quando acontecem os maiores picos de energia e a tarifa da distribuidora de energia elétrica aumenta. Muitas empresas atualmente estão apostando em horários diferenciados para os seus trabalhadores. Dessa forma, alguns empreendedores fazem rodízio de funcionários ou ainda, deixam o horário flexível, para que tenha menos pessoas trabalhando nesse horário na empresa e a economia seja maior.

4. Tenha sensores de presença

Bastante utilizados em banheiros e corredores, os sensores de presença evitam distrações e desperdício de energia elétrica. Dessa forma, a economia também é válida e evita que a luz fique ligada o tempo todo nem necessidade. 

5. Realize a manutenção constante em equipamentos elétricos

Muitas vezes, quando equipamentos estão sujos ou apresentam problemas no desempenho, podem fazer com que o consumo de energia elétrica aumente. Portanto, é fundamental fazer a manutenção preventiva dos aparelhos elétricos ao menos uma vez ao ano. Além disso, a manutenção na rede elétrica de toda a empresa também é fundamental, para evitar acidentes e desperdício de energia elétrica.

6. Reduza o uso de ar condicionado

Uma ótima alternativa para isso é melhorar a circulação de ar da sua empresa. Invista em janelas maiores, para que o ar possa sair e entrar sem obstáculos no caminho. Algumas vezes, pode ser necessário contratar um profissional para que ele indique onde passa o ar de seu escritório. Mesmo assim, é uma ótima opção de economia, além de aumentar a claridade do local.

7. Dê preferência a aparelhos com selo Procel 

Se, ainda assim, você quiser optar pelos aparelhos, escolha os com selo Procel. Ele mostra ao consumidor quais eletrodomésticos apresentam maior desempenho com menor energia. Além disso, apresentam também a eficiência do aparelho. Geralmente os modelos Slim, que ficam dentro do local e não recebem sol diretamente são os mais econômicos.

8. Conte com a ajuda dos colaboradores

Outra estratégia bastante eficaz para reduzir a conta de energia da sua empresa é a conscientização de seus funcionários. Provavelmente eles estarão dispostos a ajudar, mesmo que mudar hábitos não seja tão simples. Convide pessoas para darem palestras sobre o assunto de economia de energia e promova campanhas motivacionais. Dessa forma, todos saem ganhando.

9. Obtenha produtos com isolamento térmico

Janelas com vidros isolantes, que nada mais são do que duas placas de vidro com ar entre elas, são outras alternativas ao ar condicionado e aquecedor de ambientes. Por vedar completamente a troca de calor com o ambiente externo, faz com que a temperatura sempre esteja agradável, independente se o tempo lá fora está frio ou quente. Existem vários tipos de produtos isolantes térmicos no mercado,

10. Invista em energia solar fotovoltaica

O imóvel onde a sua empresa está tem o seu nome como proprietário e muito espaço no telhado? Então instale o quanto antes os painéis solares! A energia solar fotovoltaica é uma das mais utilizadas no mundo, embora ainda seja pouco conhecida no Brasil. E o melhor, nosso país é um dos locais ideais para essa instalação, por ter muita incidência de sol.

A redução da conta de luz é significativa, pois você passará a pagar apenas pela tarifa mínima cobrada pelas distribuidoras de energia, geralmente direcionada para a iluminação pública. Desse modo, a sua empresa tem acesso a créditos, que podem ser utilizados em até 60 dias. O excedente pode ser devolvido a você ou utilizado em dias nublados, quando há menor captação da luz solar.

11. Deixe aparelhos desligados

Se você tem algum equipamento elétrico no escritório que já não utiliza mais com muita frequência e ainda está ligado, tire-o da tomada. O modo stand by, tão conhecido nas televisões e outros eletrodomésticos de casa também consomem muita energia. Até mesmo os computadores da empresa.

Caso não dê para desligá-los sempre da tomada, utilize o modo hibernar, que economiza muito a energia do computador de mesa e faz voltar rapidamente à atividade, caso necessite.

12. Dispense o uso de extensões e benjamins

Além de gastar muita energia elétrica, essa prática pode ocasionar incêndios e até mesmo explosões. Pense bem, se a tomada foi feita para suportar a carga de um único aparelho, por que você liga três? Em outros casos é ainda pior, pois as pessoas costumam colocar um benjamin em outro, o que pode derretê-los e provocar um curto geral na rede elétrica. Por isso, fique atento a esses problemas em sua empresa e evite esse tipo de recurso.

Como você observou, não é complicado reduzir a conta de energia na sua empresa. Basta ter atenção e a colaboração de todos. No caso da energia solar, ela reduz sua conta de luz em até 95%, o que pode significar maiores investimentos em seu empreendimento. Pense nisso! 

Caso você não tenha muito espaço, pode optar pelo autoconsumo remoto, que é utilizar um outro imóvel que possua a conta de energia em seu nome e com espaço suficiente para instalação do sistema fotovoltaico, e aproveitar os créditos nos dois locais. Por exemplo, realizar a instalação das placas solares em seu sítio e usufruir também em sua casa na cidade.

Se você não puder fazer isso, há também a geração distribuída ou fazenda solar. Essa modalidade consiste em grandes áreas com placas solares que produzem bastante energia solar fotovoltaica. Depois essa energia é distribuída como créditos para várias pessoas, comércios ou indústrias, por meio de pacotes ou assinaturas.

Então, está esperando o quê para instalar a energia solar fotovoltaica e reduzir a conta de energia da sua empresa? Solicite agora mesmo uma simulação do investimento!