O que você precisa saber sobre energia fotovoltaica para empresas

O que você precisa saber sobre energia fotovoltaica para empresas
Financiamento para energia solar: como conseguir
23 de setembro de 2020
O que você precisa saber sobre energia fotovoltaica para empresas
8 vantagens da energia fotovoltaica para farmácias
2 de outubro de 2020
Exibir tudo

O que você precisa saber sobre energia fotovoltaica para empresas

O que você precisa saber sobre energia fotovoltaica para empresas

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, até 2024 o investimento em energia solar fotovoltaica vai ter um grande crescimento no país, passando dos atuais 0,2% para 4% da geração total. A energia solar é uma das melhores alternativas para a economia, pois ela é limpa, sem ruídos, não polui e, principalmente no caso do Brasil, é abundante o ano todo.

Os dias frios e nublados não influenciam tanto na geração de energia fotovoltaica. Claro que a quantidade irá diminuir, mas a energia sobressalente é convertido em créditos, que podem ser utilizados sempre que o beneficiário precisar.

Conheça essas e outras vantagens da energia solar fotovoltaica para a sua empresa agora mesmo!

Investimento em energia solar fotovoltaica

Muitas vezes, o que desanima no investimento em energia solar fotovoltaica é o custo de instalação, que costuma ser mais caro. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o investimento se paga, em média, de 3 a 7 anos, devido à economia na conta de energia.

É sempre bom se informar, pois existem muitos programas e linhas de financiamento voltados tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Por isso, vale a pena pesquisar bem antes de contratar uma empresa de energia solar fotovoltaica. Algumas delas possuem parceria com instituições financeiras que facilitam a compra do sistema, além de terem taxas de juros atrativas.

Diferenças entre as energias térmica e a fotovoltaica

Já falamos que o calor do sol não influencia na geração de energia elétrica, somente a incidência de raios solares. No entanto, existe energia solar térmica e energia solar fotovoltaica. Qual a diferença entre as duas? Lembre-se que a energia solar não muda, o que altera é a forma como ela é transformada nos sistemas .

A energia solar térmica apenas aquece o sistema hidráulico, deixando a água do banho e das torneiras quentinha e agradável. Já o sistema solar fotovoltaico age não só no sistema hidráulico, mas também no sistema elétrico, auxiliando o funcionamento de aparelhos eletrônicos, maquinário, lâmpadas, refletores, dentre outros. Dessa forma, ela é muito mais vantajosa.

Economia na conta de energia

Com a energia solar fotovoltaica, você economiza até 95% na conta de energia elétrica. Infelizmente, você não consegue zerar junto a sua distribuidora de energia da região. Isso se deve à taxa mínima que deve ser paga, além das despesas com iluminação pública. Por causa disso, o investimento com a energia solar fotovoltaica vale muito a pena.

Outras dicas para economia de energia elétrica é a utilização de lâmpadas de LED e aproveitamento máximo da luz do dia. Além disso, iluminação com sensores de presença economiza ainda mais nas contas de luz da sua casa. 

Benefícios como o IPTU Verde

O IPTU Verde é um incentivo criado por algumas prefeituras brasileiras para promover a sustentabilidade. Voltado tanto para residências, quanto comércios e indústrias, ele premia com descontos no IPTU os imóveis que preservam o meio ambiente de alguma forma. Sustentabilidade é sinônimo de economia em algumas capitais, inclusive Belo Horizonte.

Dividido entre as categorias Ouro, Prata e Bronze, iniciativas como reutilização da água da chuva e a produção da própria energia elétrica pela luz solar costumam ser premiadas com maiores descontos. No entanto, é fundamental se informar antes com a cidade que o imóvel está localizado, para entender o que deve ser feito para obter os benefícios.

On grid e off grid

A diferença entre essas duas é a utilização da rede ou não para o seu sistema de energia solar fotovoltaica. As duas precisam de inversores, para converter a energia solar em elétrica. Mas a maior diferença é a utilização de rede pública, o que influencia nas contas de luz a serem pagas.

O sistema on grid gera a energia fotovoltaica e utiliza a rede da distribuidora (rede pública) para armazenar o excedente. Neste modelo a conta de luz diminui, mas não fica a zero. É mais utilizada em áreas urbanas. Já a off grid não depende da rede pública, e a energia solar excedente fica armazenada em baterias. Costuma ser utilizada em áreas rurais isoladas, não atendidas pela rede pública de energia. Neste último modelo, o custo é maior devido ao investimento em baterias. 

Como ocorre a instalação dos painéis fotovoltaicos

Quando for instalar os painéis fotovoltaicos, você precisa, antes de tudo, entrar em contato com a empresa responsável. Ela irá fazer um projeto para melhor te atender e intermediará o contato com a distribuidora de energia da sua região. A distribuidora então vai até o seu imóvel conferir o projeto e, após alguns dias, homologa a instalação dos painéis fotovoltaicos e inversores.

Depois de instalados, a distribuidora volta para colocar um relógio próprio, para conferir o consumo de energia do seu imóvel e quanto ela irá gerar em créditos. O excedente de energia que você gerar será convertido em créditos, que podem ser utilizados em até 5 anos.

O que fazer com a energia excedente

No sistema on grid, como você já viu, a energia excedente é convertida em créditos, que são descontados na sua conta de luz. No entanto, mesmo com esses créditos, se tiver um apagão na sua região, você também ficará sem energia, independente de gerar a sua própria energia solar fotovoltaica.

Já no sistema off grid, a energia que sobra é armazenada em baterias, que também devem ser compradas por você. Por isso, pesquise antes linhas de financiamento e crédito. Algumas delas cobrem não só as compras de equipamentos de energia solar, mas também às aquisições de baterias para armazenamento de energia.

Dessa forma, a sua empresa não só vai economizar na conta de luz, mas também será vista como sustentável por consumidores, fornecedores e concorrentes. Lembre-se, cada vez mais as empresas sustentáveis atraem novos clientes e fidelizam os antigos. A energia solar fotovoltaica significa um futuro sustentável, então invista desde agora.

Agora que você já sabe tudo sobre energia fotovoltaica para empresas, está esperando o quê? Simule um investimento em nosso site agora mesmo!