6 tipos de energias renováveis para seu negócio

6 tipos de energias renováveis para seu negócio
É possível instalar o sistema fotovoltaico em minha empresa e compensar em outros locais?
12 de novembro de 2019
6 tipos de energias renováveis para seu negócio
Conheça‌ ‌o‌ ‌IPTU‌ ‌Verde:‌ ‌desconto‌ ‌após‌ ‌a‌ ‌adoção‌ ‌de‌ ‌soluções‌ ‌sustentáveis‌
22 de novembro de 2019
Exibir tudo

6 tipos de energias renováveis para seu negócio

6 tipos de energias renováveis para seu negócio

6 tipos de energias renováveis para seu negócio

Empresário, você conhece todos os tipos de energias renováveis? Sabia que este não é um gasto, mas sim um investimento para seu negócio?

Foi-se o tempo em que apostar em energia renovável era uma prática “do futuro” ou até mesmo cara. Investir na produção de energias alternativas é o mesmo que optar pela sobrevivência ambiental e financeira.

A título de exemplo, a energia solar fotovoltaica possibilita uma economia até 95% na conta de luz. De empresas na construção civil à escritórios de advocacia, absolutamente qualquer negócio se beneficia do uso da energia solar.

Aliás, essa não é uma realidade apenas de grandes empresas. A energia limpa é uma possibilidade para pequenas residências e negócios. Até mesmo o Sebrae Minas oferece consultoria especializada para Micro e Pequenas Empresas que se interessam pela energia limpa para consumo próprio.

Nas palavras de João Paulo Palmieri, analista do Sebrae, “a implantação de micro e mini usinas de geração distribuída, de forma individual ou consorciada, possibilita o aumento da eficiência energética dos pequenos negócios, diminuindo custos de uma forma sustentável.”.

Foi pensando nisso que muitas empresas já adotaram a produção de energia limpa, sobretudo a energia solar fotovoltaica

No nosso país, já temos a vantagem geográfica com alta incidência de luz solar. Além disso, somos o estado com a maior quantidade de micro e mini geradores. São 3.857 apenas em Minas Gerais.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda como investir em alguns tipos de energias renováveis é uma prática altamente sustentável para o seu negócio.

A necessidade de investir em outros tipos de energia

Primeiro vamos entender os conceitos por trás desse assunto. 

A maioria do nosso consumo é através da energia não renovável. Os grandes problemas são sua limitação natural (recursos escassos na natureza) e forma de manipulação que gera grande carga de resíduos ou poluição.

A energia renovável, por sua vez, é baseada em condições climáticas, que sempre estão à disposição na natureza ou se renovam muito rapidamente. Esse é o caso da energia solar, eólica, geotérmica, hídrica, maremotriz e biomassa.

A necessidade de apostar na energia renovável é grande. Inclusive, existem incentivos do Governo Federal e de instituições públicas para isso, como é o caso do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD). 

Por meio de um pacote de serviços, com financiamentos especiais, esse programa incentiva pessoas jurídicas e físicas a adotar a energia solar.

Investir em energia verde não é caro!

Infelizmente, ainda existem muitos mitos em relação à energia verde. O primeiro deles é que se trata de um custo muito alto. Por outro lado, devemos nos atentar aos fatos. 

O Fórum Econômico Mundial – que reúne diversos países, como o Brasil – apontou que a energia renovável chegou no ponto de inflexão. Isso quer dizer que ela é mais barata que as fontes não renováveis de energia!

As energias eólicas e solares, por exemplo, são altamente atrativas do ponto de vista comercial. O valor do megawatt/hora, que originalmente era US$ 600, chegou aos US$ 100 – mesmo custo que o carvão.

Os benefícios da energia limpa para o empresário

Pensando na realidade do empresário brasileiro, o baixo custo, conforme mencionado acima é um ponto muito atrativo. Isso, por sua vez, também reflete num bom retorno do investimento aplicado.

Em contrapartida, à medida em que os recursos naturais se esgotam, a conta final para o consumidor aumenta.

Uma vez que entendemos a necessidade, vamos conhecer os principais tipos de energias renováveis e suas fontes.

Tipos de energia renováveis e suas fontes

Os tipos de energia renováveis mais conhecidos têm suas fontes em grande abundância na natureza. Confira:

1. Energia Solar

A energia solar é o maior recurso natural em nosso país e ela pode ser aproveitada de duas formas na transformação energética por meio de painéis fotovoltaicos:

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica transforma radiação do sol por meio de células fotovoltaicas em energia elétrica. É o tipo mais popular, presente tanto em grandes empresas quanto em residências.

Energia solar heliotérmica

A energia solar heliotérmica, também conhecida como energia solar térmica concentrada, trabalha com a geração centralizada, com muitos espelhos coletores. Assim, com o alto calor concentrado, a vaporização ou expansão do material que o suporta, gera a energia elétrica.

2. Energia eólica

A energia eólica é criada pela força dos ventos. O projeto consiste na construção de grandes torres com hélices no topo que geram energia da força motriz de suas turbinas. Este é um tipo de geração mais escasso, do que a energia solar.

3. Energia hídrica

A água ainda é a fonte de produção energética mais usada no Brasil, através das monumentais hidrelétricas e movimentação de suas turbinas pela força das águas.

4. Energia geotérmica

A energia geotérmica é criada pelo próprio calor da Terra. Para que isso aconteça, usinas são construídas em regiões privilegiadas pelo calor na superfície. Alí, é injetada água no subsolo, retornando em forma de vapor, que movimenta turbinas e gera a eletricidade.

5. Energia de Biomassa 

Através da queima de materiais orgânicos é que se tem o calor que gera a eletricidade. A queima desses materiais (geralmente a madeira, palha de arroz, cana-de-açúcar, etc) não é considerada poluente, uma vez que a liberação do CO2 nesse processo é absorvida no mesmo cultivo.

6. Energia de Maremotriz

Por fim, temos a energia maremotriz, que é proveniente da força das ondas. Para a sua geração, são instaladas torres subaquáticas perto do litoral que tem suas hélices estimuladas pela força da água.

Basicamente, o que difere umas das outras é a forma de captação do energia motriz. Na maioria dos casos, o processo de transformação dessa essência em energia elétrica é o mesmo.

A necessidade no uso de energia limpa já passou de especulação futurista, conforme entendemos neste artigo. São diversos os motivos para se investir em algum dos tipos de energias renováveis em seu negócio e não há tempo a perder. Portanto, apostar na produção de energia renovável é uma questão de sobrevivência.

Se você já considera instalar um sistema fotovoltaico na sua empresa, entenda mais sobre o assunto, e veja a possibilidade de instalar em um lugar compensar em outro!