8 vantagens da energia fotovoltaica para supermercados

8 vantagens da energia fotovoltaica para supermercados
Onde posso instalar os painéis fotovoltaicos?
8 de abril de 2020
8 vantagens da energia fotovoltaica para supermercados
Como fica a conta de luz após a instalação do sistema fotovoltaico?
29 de abril de 2020
Exibir tudo

8 vantagens da energia fotovoltaica para supermercados

8 vantagens da energia fotovoltaica para supermercados

A energia elétrica é um dos maiores custos em diversos negócios, inclusive para os supermercados, onde esse gasto pode representar até 3% do faturamento. Por isso, investir em formas de minimizar o custo com eletricidade, como a energia fotovoltaica, podem trazer diversas vantagens para esse segmento.

No caso dos supermercados, os aparelhos para regulação de temperatura são os maiores consumidores de energia elétrica. Em segundo lugar na parcela de consumo está a iluminação.

Sabemos que é praticamente impossível se desfazer dos refrigeradores, do sistema de ventilação e das lâmpadas que funcionam dia e noite nos mercados. Porém, é possível sim economizar em energia elétrica, mesmo sem cortar o consumo dos equipamentos.

Por que investir em energia fotovoltaica para supermercados?

Nos últimos anos, o uso da energia fotovoltaica nos supermercados vem crescendo no Brasil e no mundo. Esse tipo de energia se configura como uma oportunidade de economia, além de possibilitar a conversão do que foi poupado em investimentos em infraestrutura e pessoal para sua empresa.

Além disso, a energia solar fotovoltaica traz diversas vantagens para seu negócio! Confira a seguir algumas delas:

1. Economizar em tempos de crise

Muitas pessoas ficam temerosas ao pensar em investir em tempos de crise. Porém, o investimento em energia fotovoltaica para supermercados, mesmo nestes momentos, pode ser encarado como uma economia.

A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica garante uma economia de até 95% na conta de luz de sua empresa. E não só isso: ela é capaz de agregar ainda mais valor para seu negócio ou imóvel, como veremos a seguir.

Confira nosso artigo e saiba mais do porquê investir em energia fotovoltaica ainda neste ano!

2. Diminuir o consumo médio de energia

Como vimos, os grandes vilões do consumo de energia no supermercado são os sistemas de refrigeração e iluminação. Porém, com a energia solar fotovoltaica, esse custo é reduzido drasticamente!

Uma recomendação é sempre fazer a manutenção periódica destes equipamentos. Dessa forma, o bom funcionamento das borrachas de vedação dos refrigeradores, por exemplo, é verificado. Essa é uma solução simples e importante para evitar o consumo elevado de energia elétrica.

3. Retorno do investimento em curto prazo

O retorno do investimento em energia fotovoltaica se dá de dois a cinco anos após a instalação. E neste meio tempo, você já começa a perceber a economia mês a mês na conta de luz.

4. Valorizar o imóvel

É possível instalar os painéis fotovoltaicos em diferentes tipos de imóveis e estabelecimentos, sejam eles residenciais ou comerciais, como supermercados.

E, além de reduzir a conta de energia, esse tipo de sistema também pode fazer o seu imóvel valer mais. Esse tipo de energia valoriza o seu supermercado e a região, gerando inclusive reconhecimento em toda a cidade.

Isso porque com este investimento em energia limpa, seu negócio passa a ser visto como um empreendimento sustentável, ou seja, há um valor agregado ao seu negócio!

Mesmo no caso de imóveis alugados, é possível fazer esse investimento. Tudo é questão de negociação entre inquilino e proprietário. E ambos encontram muitos benefícios na energia solar fotovoltaica.

5. Pouca necessidade de manutenção

A manutenção do sistema solar fotovoltaico é surpreendentemente simples e quase inexistente. Geralmente, só é necessária uma limpeza anual e problemas técnicos são raros de ocorrer. 

6. Investir o dinheiro economizado em estrutura

A economia de até 95% na conta de luz pode gerar uma reserva em tempos de crise, e também um montante relevante para outros investimentos.

Que tal expandir o seu supermercado? Ou investir em equipamentos mais modernos? Essa são apenas algumas sugestões do que você pode fazer com o capital economizado no consumo de energia graças à energia solar fotovoltaica.

Uma outra alternativa de investimento, e que também gera mais economia, é a aquisição de lâmpadas de LED. Junto com o sistema fotovoltaico, elas são capazes de reduzir o consumo de energia elétrica em até 90%.

Além disso, esse tipo de lâmpada não emite calor, o que colabora inclusive para o bom funcionamento e menor consumo de energia dos sistemas de refrigeração do supermercado.

7. Preservação do meio ambiente

Como citamos acima ao falar da valorização de seu imóvel, a energia solar fotovoltaica é considerada uma energia limpa. Ela vem diretamente do sol, uma fonte sustentável e inesgotável de energia!

Vale lembrar que a maior parte da eletricidade brasileira é produzida em hidrelétricas. Essas construções inundam grandes regiões, prejudicando as populações locais e o meio ambiente, causando danos quase irreparáveis ao ecossistema onde são instaladas.

O sistema hidrelétrico também depende do fluxo de chuvas e em períodos de estiagem, é comum que as contas de energia fiquem ainda mais caras!

E como a energia fotovoltaica é proveniente do sol, esse problema deixa de existir! Afinal, a energia solar é bastante abundante em todo território brasileiro, sendo limpa, segura e silenciosa.

Ao optar por esse tipo de energia em seu supermercado, você não contribui apenas para sua própria economia, mas também para a preservação do meio ambiente.

8. Financiamento para empresas

Se as sete vantagens acima já estão te convencendo a investir em energia fotovoltaica para supermercados, o oitavo benefício vai te ajudar neste processo.

Muitos bancos e organizações financeiras possuem programas de financiamento em energia solar específicos para empresas, inclusive para supermercados.

Para encontrar o financiamento ideal para seu supermercado, é importante que você se informe sobre os programas disponíveis em sua região. E governos estaduais e até mesmo o federal custeiam alguns desses investimentos, incentivando pequenas e microempresas.

Como vimos, a energia fotovoltaica para supermercados é um ótimo investimento! A instalação dos sistemas fotovoltaicos significam uma redução expressiva na conta de energia elétrica, gerando assim maior economia para você e seu negócio!

E se você já está convencido dos benefícios que esse investimento e quer saber mais sobre essa tecnologia, que tal fazer um orçamento online sem compromissos e de forma simplificada? Entre em contato com a GDE Solar!